Beijing, 21 mai (Xinhua) — O presidente Xi Jinping enfatizou nesta sexta-feira esforços para melhorar os mecanismos de avaliação dos avanços em ciência e tecnologia e para aprofundar as reformas de preços nos serviços médicos.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações enquanto presidia a 19ª reunião do comitê central para aprofundar a reforma geral.
Ele também pediu esforços para aliviar a carga sobre os estudantes na educação obrigatória.
Na reunião foi revisada e adotada uma série de diretrizes sobre as questões acima mencionadas, juntamente com outras sugestões, como o aprofundamento das reformas do sistema de indenização para a proteção ecológica e o fortalecimento da proteção e herança da cultura histórica no desenvolvimento urbano e rural.
Na reunião, Xi pediu um melhor uso dos mecanismos de avaliação para estimular o entusiasmo entre o pessoal da ciência e tecnologia e a realização rápida da autossuficiência tecnológica.
Ele exigiu esforços para desempenhar plenamente o papel principal das escolas no ensino e na educação, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade de regular as instituições de treinamento pós-escolar, tanto online quanto presencial.
Sobre a saúde, Xi disse que a saúde básica deve se concentrar no atendimento aos interesses do público, enquanto as medidas, como a reforma aprofundada dos preços para os serviços médicos, devem ser tomadas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde.
Sobre o objetivo de construir uma civilização ecológica, Xi instou mais esforços para se conectar com as tarefas de atingir pico de carbono e alcançar neutralidade de carbono e avançar no fomento do sistema de indenização para proteção ecológica.
Ele também pediu o fomento de um sistema de proteção e herança da cultura histórica urbano-rural com classificação científica, forte proteção e gestão eficaz.
A reunião também contou com a presença de Li Keqiang, Wang Huning e Han Zheng, todos membros do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC.
No encontro foram detalhadas as tarefas sobre o aprimoramento dos padrões de avaliação para conquistas de ciência e tecnologia e o fomento a um sistema de avaliação diversificado com a participação conjunta de governos, organizações sociais, empresas, bem como instituições de investimento e financiamento.
Foi pedido a aceleração da aplicação das conquistas e maior apoio financeiro à aplicação e industrialização dos resultados.
Na ocasião, a pesada carga sobre os alunos do ensino fundamental e médio foi reconhecida como os problemas mais proeminentes na educação obrigatória e foi ressaltada a regulação das instituições de ensino pós-escolar.
Sobre a reforma aprofundada dos preços dos serviços médicos, foi salientada a regulação do governo sobre os preços básicos para os serviços regulares, enquanto a precificação dos serviços médicos sofisticados deve refletir o valor do trabalho profissional.
Para impulsionar a transformação verde do desenvolvimento econômico e social, mais esforços devem ser feitos para melhorar o sistema de indenização classificada e fortalecer a coordenação das políticas de indenização.
Em relação a problemas como danos aos patrimônios históricos e culturais na construção urbana-rural, foi exigido o fortalecimento de planos de alto nível para a proteção coordenada deles.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)