Kazan, Rússia – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na quarta-feira aos países do BRICS que trabalhem para o desenvolvimento de alta qualidade de uma maior cooperação do BRICS.
Em um discurso na 16ª Cúpula do BRICS, Xi disse que a cúpula do BRICS, em andamento, decidiu convidar várias nações para se tornarem países parceiros. Ele saudou a decisão como outro avanço importante no curso de desenvolvimento do BRICS.
Xi pediu aos membros do BRICS que transformassem o mecanismo multilateral em um principal local de solidariedade e cooperação para o Sul Global e uma força de vanguarda para a reforma da governança global.
Ele pediu aos membros do BRICS que interpretassem o BRICS para a paz e atuem como guardiões da segurança comum, instando os países do BRICS a defenderem os três princípios de não expansão do campo de batalha, nenhuma escalada de combates e nenhuma provocação por qualquer parte, para trabalhar pela desescalada da crise na Ucrânia o mais rápido possível.
Xi pediu aos membros do BRICS que construam o BRICS para a inovação e sejam pioneiros para o desenvolvimento de alta qualidade.
Ele pediu aos membros do BRICS que construam um BRICS verde e que pratiquem o desenvolvimento sustentável, observando que a China está se preparando para alavancar suas próprias vantagens para expandir a cooperação com os países do BRICS em indústrias verdes, energia limpa e minerais verdes.
Xi também pediu a construção de um BRICS para a justiça e a liderança da reforma do sistema de governança global, pedindo aos membros do BRICS que se ajustem à tendência geral de ascensão do Sul Global e respondam ao apelo dos países para que se juntem ao mecanismo de cooperação do BRICS.
O grupo deve avançar no processo de expansão do número de membros e estabelecimento de países parceiros, e aumentar a representação e a voz dos países em desenvolvimento na governança global, disse Xi.
Disse que a urgência de reformar a arquitetura financeira internacional está se tornando cada vez mais proeminente na situação atual.
Ele também pediu o fortalecimento do Novo Banco de Desenvolvimento e instou os países do BRICS a assumirem a liderança na promoção de um melhor alinhamento do sistema financeiro internacional com as mudanças na dinâmica da economia global.
Xi pediu aos países do BRICS que defendessem a coexistência de importação e a harmonia entre as civilizações.
A China estabelecerá 10 centros de aprendizagem no exterior nos países do BRICS nos próximos cinco anos para oferecer oportunidades de treinamento para mil gestores educacionais, professores e alunos, disse ele.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)