Beijing, 11 jan – O vice-presidente chinês, Wang Qishan, disse na segunda-feira que promover intercâmbios e aprendizado mútuo entre as civilizações é uma tarefa importante para alcançar a paz e o desenvolvimento mundiais, bem como uma vida melhor para as pessoas.
Wang fez as declarações ao fazer um discurso via videoconferência na cerimônia de abertura do 2º Diálogo sobre Intercâmbios e Aprendizado Mútuo entre Civilizações.
“Precisamos aprofundar a compreensão de nossa própria civilização e de outras civilizações, encontrar a chave para as trocas inter-civilizações a partir da perspectiva de toda a humanidade, ganhar confiança na história, cultura e filosofia e chegar a um consenso sobre a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para humanidade”, disse ele.
Com uma história de mais de 5.000 anos, a nação chinesa criou uma cultura esplêndida, que dá uma importante contribuição para o progresso da civilização humana, observou Wang.
Wang disse que o Partido Comunista da China, liderando o povo chinês na defesa e desenvolvimento do socialismo com características chinesas, criou um novo modelo para o avanço humano.
A China continuará a fortalecer a solidariedade e a coordenação com outros países para reunir forças para o avanço da civilização e criar conjuntamente um futuro melhor, disse Wang.
“Estamos dispostos a compartilhar a oportunidade de desenvolvimento com o mundo, acelerar a implementação da Iniciativa de Desenvolvimento Global e aprofundar a cooperação do Cinturão e Rota”, disse ele.
“Alcançar a democracia e a liberdade é a missão compartilhada por toda a humanidade, e as ricas civilizações políticas não devem ser medidas por apenas um critério”, disse Wang.
Wang disse que a China está disposta a trabalhar com todas as partes para explorar novos caminhos para o desenvolvimento e progresso da democracia humana, com base no respeito mútuo, confiança mútua e aprendizado mútuo.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)