Beijing, 14 jun – A vice-primeira-ministra chinesa, Sun Chunlan, pediu na segunda-feira um trabalho sólido e meticuloso de prevenção e controle da COVID-19 em Beijing, a fim de conter a propagação da epidemia o mais rápido possível.
Sun fez as observações durante uma visita de inspeção do trabalho de prevenção e controle da COVID-19 na capital nacional, onde visitou locais atingidos pela última onda de infecções – dois bares no distrito de Chaoyang.
Sun aprendeu sobre os esforços locais em investigação e rastreamento epidemiológico, a identificação de indivíduos confrontados com potencial infecção e restrições relacionadas, e como lidar com os principais locais de surtos.
A vice-premiê chinesa também visitou a sede da cidade para a resposta à COVID-19, ouviu um relatório sobre os esforços coordenados de investigação epidemiológica e realizou uma reunião para acelerar a implementação das medidas de controle da COVID-19.
Sun enfatizou a adesão à abordagem dinâmica de zero-COVID, concentrando-se nos principais aspectos e implementando medidas holísticas, baseadas na ciência e direcionadas de maneira rápida e flexível.
A qualidade e a eficiência do trabalho em várias áreas, incluindo investigação epidemiológica e transporte e isolamento de casos, devem ser aprimoradas ainda mais, disse Sun.
Observando a complexidade do último surto, Sun pediu mais coordenação em toda a cidade para garantir que as medidas de controle sejam executadas sem demora, com prioridade para a velocidade.
As medidas de controle da COVID-19 devem ser ajustadas de acordo com a mudança da situação epidêmica e se concentrar em áreas-chave de maneira sólida e meticulosa, disse ela.
Testes de ácido nucleico e medidas de isolamento devem ser realizados sempre que houver necessidade, disse Sun.
Ela pediu uma supervisão fortalecida de todo o processo de testes de ácido nucleico e trabalho completo e meticuloso de investigação epidemiológica e rastreamento para descobrir as linhagens de transmissão e os locais de surto o mais rápido possível, a fim de preencher as lacunas em tempo hábil.
Entre os esforços para restaurar a normalidade do trabalho e da vida de maneira prudente e segura, os novos riscos de infecção por coronavírus devem ser avaliados para cada um dos setores que costumam ver reuniões de pessoas em locais fechados, disse Sun.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)