Beijing, 28 jan – As vendas no varejo online de bens físicos da China ultrapassaram a marca de 10 trilhões de yuans (US$ 1,58 trilhão) em todos os tempos no ano passado, para atingir 10,8 trilhões de yuans, anunciou o Ministério do Comércio (MOC) nesta quinta-feira.
Apenas em 2021, as vendas no varejo online atingiram 13,1 trilhões de yuans, revelou o porta-voz do MOC, Gao Feng, em uma coletiva de imprensa.
As vendas no varejo online de bens físicos representaram 24,5% do total de vendas no varejo de bens de consumo e contribuíram com 23,6% do crescimento das vendas no varejo de bens de consumo em 2021, disse Gao.
Ele acrescentou que o mercado em constante expansão se tornou uma força importante para manter o crescimento, o emprego e o consumo estáveis.
O mercado de consumo da China registrou uma tendência de atualização no ano passado, com produtos saudáveis, verdes e de alta qualidade cada vez mais preferidos pelos consumidores, salientou Gao. Os dados mostram que as vendas de dispositivos domésticos inteligentes aumentaram 90,5% ano a ano em 2021, e as vendas de vegetais orgânicos dispararam 127,6% ano a ano.
O comércio eletrônico no setor de serviços apresentou crescimento robusto. As vendas de catering online aumentaram 30,1% ano a ano, um aumento anual de 27,9 pontos percentuais, de acordo com Gao.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)