Beijing – As vendas de veículos na China aumentaram 27,4% em termos anuais e 4,1% em termos mensais em novembro, atingindo 2,97 milhões de unidades, mostraram os dados mais recentes da Associação de Fabricantes de Automóveis da China, nesta segunda-feira.
A produção de veículos do país no mesmo mês atingiu 3,09 milhões de unidades, alta de 29,4% ano a ano e de 7% em relação ao mês anterior, segundo os dados.
Em um relatório, a associação disse que o desempenho do mercado de veículos superou as expectativas em novembro, quando a produção mensal de veículos atingiu um recorde, enquanto as vendas atingiram quase 3 milhões de unidades.
Nos primeiros 11 meses deste ano, a produção e as vendas de veículos atingiram 27,11 milhões e 26,94 milhões de unidades, crescendo 10% e 10,8% na comparação anual, indicaram os números.
Dados divulgados nesta segunda-feira também revelaram que, no período de janeiro a novembro, a produção e as vendas de veículos de nova energia atingiram 8,43 milhões e 8,30 milhões de unidades, subindo 34,5% e 36,7% ano a ano.
Somente em novembro, a produção e as vendas de veículos de nova energia atingiram 1,07 milhão e 1,03 milhão de unidades, respectivamente, altas de 39,2% e 30% na comparação anual. O relatório também aponta que pela primeira vez tanto a produção quanto as vendas mensais de veículos de nova energia ultrapassaram 1 milhão de unidades.
Em novembro, as exportações de veículos do país atingiram 482 mil unidades, alta de 46,3% na comparação anual, embora o volume tenha caído 1,1% em relação ao mês anterior, mostraram os dados. As exportações somaram 4,41 milhões de unidades no período de janeiro a novembro, alta de 58,4% em termos anuais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)