Harbin – Um veículo submarino autônomo (VSA) desenvolvido por uma equipe de uma universidade chinesa obteve dados abundantes durante a mais recente expedição do país ao Ártico, revelando várias características sob o Polo Norte.
O robô XH1000, vermelho e em forma de peixe, foi criado por pesquisadores da Universidade de Engenharia de Harbin. Durante a 13ª expedição científica no Oceano Ártico, concluída no final de setembro, ele concluiu as operações de detecção do ambiente sob o gelo perto do Mar de Chukchi e transmitiu uma torrente de dados, incluindo a temperatura, a salinidade e os níveis de pH da água do oceano.
Equipado com sonares de detecção desenvolvidos nacionalmente, o VSA de observação polar explorou uma área de 7.000 metros quadrados sob o gelo do Ártico.
O líder da equipe de operação, Zhu Zhongben, que é professor associado da universidade, disse que as informações coletadas ajudarão os cientistas a melhorar sua compreensão do processo de mudança do gelo marinho e das correntes oceânicas nessa região, fornecendo suporte de dados para lidar efetivamente com o impacto das mudanças climáticas globais na China.
De acordo com Zhu, a expedição verificou várias tecnologias, incluindo a navegação subaquática em altas latitudes na região polar, e gerou uma experiência valiosa para que o submersível robótico trabalhe em áreas polares de alto risco e em ambientes extremamente severos.
Os cientistas chineses zarparam para a 13ª expedição científica no Oceano Ártico em 12 de julho a bordo do quebra-gelo polar Xuelong 2. Eles percorreram 15 mil milhas náuticas antes de retornar a Shanghai em 27 de setembro. O Xuelong 2 chegou ao Polo Norte em 5 de setembro, preenchendo a lacuna na pesquisa científica do país sobre a região polar, observou a universidade.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)