Universidade saudita realiza evento cultural para celebrar a Festa da Primavera

Moraes defende punição às big techs que induzirem voto
STF decide que maiores de 70 podem partilhar bens ao se casarem

Universidade saudita realiza evento cultural para celebrar a Festa da Primavera

Riad – “Desejo a você boa saúde, felicidade e longevidade!” O allegro no idioma chinês ecoou em um salão da Universidade Príncipe Sultão em Riad, capital da Arábia Saudita, durante um evento cultural para celebrar a próxima Festa da Primavera, ou Ano Novo Lunar Chinês.

Repleto de visitantes entusiasmados, o evento realizado na tarde de segunda-feira mostrou as ricas tradições do festival chinês, que ocorre em 10 de fevereiro deste ano. O local foi decorado com lanternas vermelhas, dísticos e trabalhos de caligrafia chinesa de vários estilos.

Abdullah Hazmi, um aluno que está estudando o Nível 2 do Exame de Proficiência em Língua Chinesa (HSK), expressou sua admiração pela experiência imersiva de saborear comidas tradicionais chinesas e aprender sobre a arte de preparar o chá chinês.

Ele disse que seu encontro com os costumes da Festa da Primavera inspirou um interesse mais profundo pela cultura chinesa, levando-o a aprender mais sobre o idioma chinês no Instituto Confúcio da Universidade Príncipe Sultão.

Um destaque do evento foi o estande de caligrafia, onde os participantes aguardavam ansiosamente sua vez de escrever seus nomes em caracteres chineses em papel vermelho, criando uma lembrança pessoal e querida da celebração do Ano Novo Lunar Chinês, que foi oficialmente listado como um feriado flutuante da ONU em seu calendário de conferências e reuniões a partir de 2024.

Faisal Islam, que recentemente embarcou em sua jornada de aprendizado de chinês, compartilhou como a arte de escrever com pincel despertou seu fascínio pela beleza expressiva dos caracteres chineses e pelo charme abrangente da cultura chinesa.

O evento também apresentou os tradicionais dísticos da Festa da Primavera, escritos por estudantes da Universidade Tsinghua, da China.

Os voluntários, juntamente com os professores do Instituto Confúcio, apresentaram uma série de apresentações culturais, incluindo demonstração da tradicional dança chinesa do dragão e o teatro chinês de sombras e fantoches, apresentação do erhu, um instrumento musical tradicional chinês, e apresentação de tai chi leque.

Zhang Xinying, o reitor chinês do Instituto Confúcio da Universidade Príncipe Sultão, disse que “não se trata apenas de uma celebração da Festa da Primavera, mas de um grande evento para trazer a cultura chinesa para o campus, promovendo intercâmbios culturais sino-sauditas mais profundos”.

O Instituto Confúcio, um esforço colaborativo entre a Universidade de Shenzhen e a Universidade Príncipe Sultão, tem testemunhado, desde sua inauguração em 4 de junho de 2023, um interesse crescente no idioma e na cultura chineses entre seus alunos, com quase 100 alunos matriculados em cinco turmas para aprender o idioma chinês de nível júnior e médio.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *