Banhada pelo mar do atlântico, a Ilha de Itamaracá é marcada pela beleza natural e rico patrimônio histórico-cultural. Ao norte da capital de Pernambuco (Recife), foi lá onde se instalou o administrador colonial Pero Capico, o primeiro “Governador das Partes do Brasil”, que em 1516 construiu o primeiro engenho de açúcar de que se tem notícia na América portuguesa. É considerado o mais antigo local continuadamente habitado do Brasil.
Foto: Prefeitura da Ilha de Itamaracá
Além da presença portuguesa, com igrejas e casarios, é o Forte de Santa Cruz de Itamaracá, mais conhecido como Forte Orange que atrai a curiosidade dos turistas, por ser a maior fortaleza em pedra do Nordeste do Brasil. Iniciada, a partir de 1631, como uma fortificação de campanha, por forças neerlandesas, que ocuparam o nordeste brasileiro, recebeu a denominação de Forte Orange, em homenagem à Casa de Orange-Nassau, que então governava os Países Baixos.
Com uma extensão litorânea de 16 km, rodeada pelo mar, Itamaracá possui onze praias, de puro encanto, são águas calmas e mornas com uma rica fauna marinha, com golfinhos, peixes-boi e tartarugas. Sendo reservado espaço para o turismo náutico que vem ganhando cada vez mais espaço.
Aos amantes do ecoturismo, a gestão municipal vem fomentando a sustentabilidade, unindo o patrimônio natural e cultural, incentivando sua conservação e buscando a formação de um turismo consciente com a preservação, principalmente do ambiente marinho e da mata atlântica.
Natureza, história, sombra e água de coco fresca, esta é a Ilha de Itamaracá. A capital turística do litoral norte pernambucano, um lugar especial que você precisa conhecer.
(240607) -- BEIJING, June 7, 2024 (Xinhua) -- Tourists ride horses in Habahe County of Altay, northwest China's Xinjiang Uygur Autonomous Region, June 4, 2024. According to the statistics of local authorities, Altay received 4.15 million tourist trips in May, which generated 3.65 billion yuan (about 504 million U.S. dollars) in tourism revenue, up 60.81 percent and 88.25 percent year-on-year respectively. (Xinhua/Aman)