Beijing – Os membros da tripulação da Shenzhou-17, que estão atualmente a bordo da estação espacial chinesa, realizarão suas primeiras atividades extraveiculares nos próximos dias, anunciou a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês) nesta quarta-feira.
Os astronautas estão no complexo orbital há 54 dias, quase um terço de sua missão espacial de seis meses.
Eles completaram a rotação da tripulação com os astronautas da Shenzhou-16, manutenção da plataforma da estação espacial, suporte de vida e saúde, inspeção e testes de trajes espaciais extraveiculares, inspeção de equipamentos da nave de carga Tianzhou-6 e preparação para a próxima caminhada espacial, de acordo com a CMSA.
Eles também praticaram treinamento de operação de braço robótico, exercícios de emergência para salvar vidas, exercícios de resgate médico e emergências de pressão de sistema completo. Os experimentos em ciência espacial estão avançando constantemente.
A CMSA informou que a tripulação da Shenzhou-17 está em boas condições e que a combinação da estação espacial está funcionando de forma estável.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)