Beijing – O transporte de aviação civil da China registrou uma recuperação constante em janeiro de 2023, à medida que o país otimizou sua resposta à pandemia e por conta do crescimento da demanda durante a alta temporada de viagens da Festa da Primavera.
A rotatividade total do transporte do setor ficou em 7,39 bilhões de toneladas-quilômetros, 13,9% acima do ano anterior, revelou Wu Shijie, oficial da Administração de Aviação Civil da China, em uma coletiva de imprensa nesta quinta-feira.
Mais de 39,77 milhões de viagens aéreas de passageiros foram realizadas no mês passado, alta anual de 34,8%, recuperando-se para 74,5% do nível no mesmo período de 2019.
Em janeiro, a rotatividade total do transporte e o volume de carga e correios do setor de aviação civil da China se recuperou para 69,5% e 72,9% do nível de 2019, respectivamente, disse Wu.
Durante a temporada de 40 dias da Festa da Primavera, que terminou nesta quarta-feira, foram feitas 55,23 milhões de viagens aéreas de passageiros. O número de viagens diárias atingiu 1,38 milhão em média, subindo 39% ante a mesma temporada de viagens em 2022 e recuperando-se para 76% do nível pré-epidêmico, destacou Shang Kejia, oficial da administração.
O número de voos aumentou 15% ante o ano passado, recuperando-se para mais de 80% do nível pré-epidêmico, enquanto o fator de carga médio de passageiros ficou em 74%, um aumento de 10 pontos percentuais, apontou Shang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)