Lhasa – A Região Autônoma do Tibet, no sudoeste da China, se empenhará a construir três cidades, incluindo a capital regional Lhasa, em cidades livres de resíduos (Lixo Zero) até 2025, de acordo com autoridades regionais.
Lhasa, Xigaze e Shannan, na mesma região sudoeste, estão incluídos em um esforço nacional para construir cerca de 100 cidades sem resíduos no período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), que é liderado pelo Ministério da Ecologia e Meio Ambiente e outros 17 órgãos de nível ministerial.
As cidades livres de resíduos visam alcançar uma produção mínima, utilização otimizada e eliminação segura dos resíduos sólidos urbanos.
Um programa de trabalho relevante emitido recentemente pelo governo regional do Tibet propõe múltiplas tarefas livres de-resíduos para as três cidades, incluindo a promoção da produção agrícola verde, a construção de minas verdes e o aumento da utilização abrangente dos resíduos sólidos industriais.
A China começou a pilotar cidades livres de resíduos em 2019.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)