Beijing – Na véspera do Ano Novo, o presidente Xi Jinping fez seu discurso de Ano Novo de 2023 através do China Media Group e pela internet. Segue o texto completo do discurso:
Olá a todos! O ano de 2023 está se aproximando. Gostaria de enviar a todos meus melhores votos de ano novo daqui de Beijing.
Em 2022, realizamos com sucesso o 20º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCCh), que definiu o grande plano para construir um país socialista moderno em todos os aspectos e promover de forma integral a grande revitalização da nação Chinesa por meio da modernização chinesa, tocando o clarim da época para a luta na nova jornada.
A China continua a manter sua posição de segunda economia do mundo e ter um desenvolvimento econômico estável, com um PIB de mais de 120 trilhões de yuans previsto para este ano. Diante da crise alimentícia global, o país obteve uma boa colheita por 19 anos consecutivos, assegurando ainda mais o controle sobre o nosso próprio suprimento de alimentos. Consolidamos os resultados na erradicação da pobreza, promovemos plenamente o revigoramento rural e adotamos medidas de redução tributária e tarifária para ajudar as empresas a superar as dificuldades, além de redobrar esforços para resolver problemas urgentes, difíceis, preocupantes e de maior ansiedade do povo.
Desde o surto da epidemia de Covid-19, nós defendemos sempre a supremacia do povo e de sua vida, persistimos na prevenção e controle de forma científica e de precisão e reajustamos e aperfeiçoamos as medidas relacionadas conforme a oportunidade e realidade, protegendo ao máximo a vida e a saúde do povo. Os quadros dirigentes e a população, especialmente os profissionais da saúde e funcionários em níveis de base não temeram dificuldades e permaneceram firmemente nos seus postos. Com esforços extremamente árduos, superamos as dificuldades e desafios sem precedentes, o que não é nada fácil para todos nós. O país entrou atualmente em uma nova fase quanto à prevenção e controle da epidemia em que precisamos continuar os nossos esforços. Todos nós estamos dobrando nossos esforços com firmeza e a aurora está na nossa frente. Vamos continuar a empenharmo-nos. A persistência e a unidade conduzirão a vitória.
O camarada Jiang Zemin partiu em 2022. Recordamos profundamente suas façanhas grandiosas e espírito sublime e estimamos as fortunas intelectuais deixadas por ele. Vamos seguir no desejo não realizado dele, continuando a levar a diante a causa do socialismo com características chinesas na nova era.
Na história milenar, gerações e gerações de chineses criaram a China de hoje por meio da luta constante.
A China de hoje é uma China com sonhos consecutivamente concretizados. O país realizou com sucesso as Olimpíadas e Paralimpíadas de Inverno de Beijing em que os atletas hábeis concorreram nas competições, conquistando resultados orgulhosos. As espaçonaves Shenzhou-13, Shenzhou-14 e Shenzhou-15 voaram para o espaço sucessivamente e a construção da estação aeroespacial chinesa foi concluída com sucesso, com nosso “lar no espaço” voando no céu. O Exército Popular de Libertação da China celebrou seu 95º aniversário e os militares estão avançando com dinamismo na jornada rumo ao fortalecimento das forças armadas. O terceiro porta-avião chinês, Fujian, foi lançado às águas e o primeiro grande avião C919 foi entregue, a central hidrelétrica de Baihetan entrou em pleno funcionamento… tudo isso constitui a concentração do esforço árduo e suor de inúmeras pessoas. As faíscas podem formar uma tocha, essa é a força da China!
A China de hoje é uma China cheia de vigor e dinamismo. Foram estabelecidos e desenvolvidos diversas zonas-piloto de livre comércio e o Porto de Livre Comércio de Hainan. As zonas litorâneas têm forte inciativa na inovação, as regiões do centro e oeste aceleram seu desenvolvimento, o nordeste está pronto no seu revigoramento enquanto as zonas fronteiriças ficam prósperas e o povo local enriquece. A economia chinesa tem forte resiliência, grande potencial e pleno vigor e a tendência ascendente geral do seu crescimento para um longo prazo permanece inalterada. Assim que tivermos a firme confiança e alcançarmos o progresso baseado na estabilidade, concretizaremos os nossos objetivos previstos. Visitei este ano a Região Administrativa Especial de Hong Kong e fiquei muito satisfeito ao ver que a região iria prosperar com base na estabilidade. Com a implementação firme do princípio de “um país, dois sistemas”, Hong Kong e Macau terão certamente prosperidade e estabilidade duradouras.
A China de hoje é uma China que herda o legado do espírito nacional. Os desastres naturais, como terremoto, inundação, seca, incêndio florestal e os acidentes na produção, foram preocupantes e tristes, porém, as cenas de sacrifício pela causa justa e de ajuda mútua são bem emocionantes, e as histórias dos heróis serão lembradas para sempre. Ao nos despedir do velho ano e receber o novo, sempre nos lembramos do espírito nobre da nação chinesa herdado por milênios que dará mais confiança no avanço.
A China de hoje é uma China de estreita ligação com o mundo. Neste ano, acolhi muitos amigos novos e antigos em Beijing, e também saí da China para apresentar as opiniões chinesas. Com a evolução acelerada das mudanças inéditas em um século, o mundo não está tão pacífico. Nós, como sempre, valorizamos a paz, o desenvolvimento e os amigos e parceiros. Ficamos firmemente ao lado da posição correta da história e do progresso da civilização humana, e empenhamo-nos para contribuir à causa da paz e do desenvolvimento da humanidade com a sabedoria e a abordagem chinesas.
Depois do 20º Congresso Nacional do PCCh, eu e meus colegas fomos a Yan’an para relembrar o período glorioso em que o Comitê Central do Partido superou ali grandes dificuldades e sentir o espírito da geração mais velha dos comunistas. Costumo dizer que os sofrimentos e os contratempos forjam a pessoa e a levam ao sucesso. Em cem anos, o Partido Comunista da China desafiou as tempestades e avançou no meio dos espinheiros, passando por um processo duro e extraordinário. Temos que lutar com atitude indomável e tenaz, para que a China seja melhor no futuro.
Na China do futuro, os milagres serão criados com luta. O poeta Su Shi disse: “Só com a solução dos problemas mais difíceis é que se alcançarão as metas mais elevadas.” Embora o caminho seja longo, se formos, certamente chegaremos ao destino. Embora as tarefas sejam complexas, se nos esforçarmos, alcançaremos o sucesso. Desde que tenhamos a determinação de Yugong de remover montanhas e a perseverança das gotas de água de perfurarem uma pedra e trabalhemos arduamente com os pés fincados no chão, percorrendo uma longa jornada com passos pequenos de cada vez, poderemos certamente tornar a grande meta em uma realidade bela.
Na China do futuro, a força será gerada da unidade. Em um país tão grande como a China, pessoas têm demandas diferentes e defendem suas próprias opiniões sobre o mesmo assunto. Isso é normal. É necessário construir amplos consensos por meio da comunicação e consulta para que todos os mais de 1,4 bilhão de chineses se esforcem, com a vontade comum e rumo ao mesmo objetivo. Quando todos conjugarem os esforços como passageiros que estão no mesmo barco e unirem suas vontades em uma gigantesca força, atingirão todos os objetivos e superarão todas as barreiras. Os dois lados do estreito de Taiwan pertencem a uma mesma família. Desejo sinceramente que os compatriotas de Taiwan e da parte continental da China avancem conjuntamente em direção ao outro, para trazer benefícios duradouros à nação chinesa.
Na China do futuro, a esperança residirá nos jovens. Um país prosperará quando os seus jovens prosperarem. O desenvolvimento da China deve ser assumido pelos jovens. A juventude é cheia de vigor e traz a esperança. Os jovens devem possuir um amor profundo pela pátria, formar a qualidade empreendedora e se iluminar nas lutas, para serem dignos desta época e dos seus anos juvenis.
Neste momento, muitas pessoas ainda estão ocupadas com trabalhos árduos. Obrigado a todos vocês! O sino do ano novo vai tocar. Vamos acolher a primeira luz solar do ano de 2023 com os melhores votos para o futuro.
Que nosso país desfrute da prosperidade e nosso povo viva em paz e harmonia! Que o mundo seja paz, belo, feliz e seguro! Que todos sejam alegres no ano novo com sonhos concretizados!
Obrigado!
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)