

Em Foz do Iguaçu, um dos maiores ícones da engenharia mundial se reinventa.
A Usina Hidrelétrica de Itaipu, por décadas um símbolo de potência e cooperação entre Brasil e Paraguai, inicia sua primeira grande reforma.
Para essa missão, a Itaipu contou com a experiência e a tecnologia da State Grid, uma empresa chinesa que empreende no país o primeiro grande projeto internacional de modernização em corrente contínua de sua história.
SOUNDBITE – Guo Li – Gerente de Projeto
“O próprio projeto é o maior destaque, pois trata-se de uma reforma completa de um projeto de corrente contínua que é referência mundial, realizada pela primeira vez após 40 anos de operação.
Após um processo de licitação que durou três anos e mais de dez revisões no plano técnico, a empresa finalmente apresentou ao cliente uma solução completa de modernização parcial. No campo das linhas de corrente contínua de ultra-alta tensão, a State Grid passou de seguidora a líder, alcançando a exportação integrada de tecnologia, equipamentos e padrões.
Atualmente, a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e construção de tecnologia de corrente contínua da State Grid está entre as melhores do mundo. Todos os principais equipamentos utilizados nesta modernização inteligente de corrente contínua são de produção chinesa. O cliente também elogiou amplamente os equipamentos chineses, dizendo que deram nova vida ao projeto Itaipu.”
É uma atualização tecnológica que marca a história da usina e do setor de energia limpa.
Após a geração de mais de 3 trilhões de quilowatts-horas de eletricidade, a usina precisava se adaptar aos novos tempos.
Um desafio complexo, que une o passado e o futuro da energia.
SOUNDBITE – Leonardo Rodrigues Alves – Colaborador
“O novo equipamento instalado transmite a sensação de ser mais seguro, mais prático e mais inteligente. Inteligente porque ele se auto regula, mais prático porque promove manutenções mais práticas e rápidas e mais seguro em todos os aspectos. De certa forma, é como se fosse instalado uma nova artéria inteligente no sistema de Itaipu. Uma artéria inteligente elétrica.”
O foco da modernização está no sistema de transmissão de corrente contínua. Com a tecnologia mais recente, a usina terá maior capacidade de regulação, permitindo ajustar a oferta de energia de forma precisa e flexível.
Uma característica fundamental para otimizar o uso de outras fontes renováveis, como a eólica e a solar, que têm produção intermitente.
SOUNDBITE – Jean Marcell Okano – Gerente de Projeto
“Eu tenho mais de uma década trabalhando em empresas chinesas e sei da capacidade deles. Já conhecia o sucesso obtido no Brasil através do projeto de Belo Monte e agora novamente demonstrando grande competência e capacidade de adaptação às soluções e condições locais. A tecnologia e os equipamentos chineses não apenas são avançados, como também levam em conta o clima úmido e adverso do Brasil, apresentando excelente durabilidade e adaptabilidade. Além disso, os padrões chineses se integram de forma eficaz às normas brasileiras, garantindo a operação segura ao longo do prazo do projeto.”
No canteiro de obras, a colaboração é a palavra-chave. Mais de 50 profissionais chineses e 200 brasileiros trabalham lado a lado. Mesmo com a barreira do idioma, o trabalho flui com uma eficiência notável. A troca de conhecimento e a união de culturas criam uma atmosfera de respeito e aprendizado mútuo.
SOUNDBITE – José Wallesson Corrêa Sancho – Colaborador
“Mesmo com as diferenças de idioma, conseguimos comunicar de forma eficaz com tradutores, desenhos e gestos. Os nossos colegas chineses respeitam nossos hábitos de trabalho. Por meio de treinamentos e trocas, nossa descoberta tem se tornado cada vez mais harmoniosa.”
Para quem está na linha de frente da operação, a experiência é uma oportunidade única de desenvolvimento profissional e pessoal. A convivência diária reforça a importância da parceria entre os dois países.
Um projeto que não é apenas sobre engenharia, mas sobre pessoas que constroem juntas um futuro mais seguro e sustentável.
Com a modernização de Itaipu, o Brasil reforça sua posição estratégica no setor energético. Uma parceria global que garante mais segurança, mais eficiência e, acima de tudo, a continuidade do legado de uma das maiores usinas do planeta. Uma nova energia, para uma nova era.
(251101) -- BEIJING, Nov. 1, 2025 (Xinhua) -- This image captured at Beijing Aerospace Control Center on Nov. 1, 2025 shows the crew of Shenzhou-20 and Shenzhou-21 spaceships talking with each other. The three astronauts aboard China's Shenzhou-21 spaceship have entered the country's space station and met with another astronaut trio early Saturday morning, starting a new round of in-orbit crew handover. The Shenzhou-20 crew opened the hatch at 4:58 a.m. (Beijing Time) and greeted the new arrivals, according to the China Manned Space Agency (CMSA). The six crew members then took group pictures for the seventh space get-together in China's aerospace history. They will live and work together for about five days to complete planned tasks and handover work, the CMSA said. (Xinhua/Jin Liwang)
(251031) -- BEIJING, Oct. 31, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on Oct. 30, 2025 shows Boying T1400 Tandem Rotor Unmanned Helicopter of United Aircraft in flight in Harbin, northeast China's Heilongjiang Province. The helicopter successfully completed its maiden flight here on Thursday. It has a maximum takeoff weight of 1,400 kilograms, an endurance of up to eight hours, a service ceiling of 6,500 meters, and a maximum horizontal flight speed of 180 kilometers per hour. Featuring a twin-engine design and high-strength composite structure, the T1400 offers a large payload capacity and spacious layout. With its intelligent operation capabilities, it shows broad application potential in agricultural protection, logistics transportation, and forest fire prevention. (Photo by Liu Yang/Xinhua)
(251103) -- WENCHANG, Nov. 3, 2025 (Xinhua) -- A modified Long March-7 carrier rocket carrying the Yaogan-46 satellite blasts off from the Wenchang Spacecraft Launch Site in south China's Hainan Province, Nov. 3, 2025. The satellite was launched at 11:47 a.m. (Beijing Time) and has entered the preset orbit successfully. (Xinhua/Guo Cheng)