Dar es Salã — O governo da Tanzânia agradeceu na quinta-feira à embaixada chinesa no país da África Oriental pela doação de 2.700 livros didáticos chineses para escolas que ensinam a língua chinesa.
Carolyne Nombo, secretária-permanente do Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, disse em uma cerimônia realizada em Dar es Salã, o centro econômico da Tanzânia, que a doação ajudará a reduzir a falta de livros nas escolas de ensino médio e a melhorar o ensino e a aprendizagem da língua chinesa.
Em abril, a embaixada chinesa também doou 2.304 livros didáticos chineses ao Ministério da Educação, Ciência e Tecnologia, totalizando 5.004 livros doados.
“O ensino do chinês como língua estrangeira nas escolas de ensino médio da Tanzânia melhorou muito desde a sua introdução como projeto piloto em 2016”, disse Nombo pouco antes de receber os livros da embaixadora da China na Tanzânia, Chen Mingjian.
A língua chinesa é ensinada em 18 escolas públicas de ensino médio no país, disse a autoridade da Tanzânia, acrescentando que duas escolas iniciaram o ensino e a aprendizagem da língua chinesa ao nível do ensino médio avançado.
“Há planos em andamento para estabelecer o Instituto Confúcio para educação básica no Instituto de Educação da Tanzânia”, disse Nombo.
Chen disse que os livros doados ajudarão muitos professores e estudantes que ensinam e aprendem a língua chinesa, dando mais conhecimento sobre a história, a cultura e a educação chinesas.
Chen afirmou que até abril de 2023, o número de estudantes tanzanianos aprendendo a língua chinesa em 18 escolas piloto de ensino médio era de cerca de 6.500. Há quatro professores da China, 60 professores chineses locais, um coordenador de projeto chinês e cinco coordenadores de projeto da Tanzânia em escolas de ensino fundamental e médio.
A embaixadora chinesa na Tanzânia, Chen Mingjian (centro), entrega livros didáticos chineses a um estudante tanzaniano na cerimônia de entrega de livros didáticos chineses doados pela embaixada chinesa em Dar es Salã, Tanzânia, no dia 25 de maio de 2023. Foto: Herman Emmanuel
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)