Shanghai – A Fourier Intelligence, uma startup chinesa de tecnologia especializada em robótica de reabilitação e inteligência artificial, apresentou nesta quinta-feira o seu robô humanoide de primeira geração na atual Conferência Mundial de Inteligência Artificial, que ocorre em Shanghai.
A empresa sediada em Shanghai está apostando na robótica para aproveitar as enormes oportunidades de mercado nos próximos anos.
Com 1,65 metro de altura e pesando 55 quilos, o robô GR-1 é capaz de andar a 5 km por hora e carregar até 50 quilos, informou a empresa. Com controle de movimento semelhante ao humano, ele pode andar bipedalmente, evitar obstáculos, subir e descer uma rampa com estabilidade e resistir a choques.
Com a ajuda da inteligência cognitiva fornecida pelas ferramentas semelhantes ao ChatGPT, o robô é capaz de interagir com os seres humanos ao executar uma variedade de movimentos e tarefas.
“Essa mudança é comparável à transição de um computador de mesa para um laptop pessoal e, em seguida, para um smartphone”, disse Gu Jie, fundador e CEO da Fourier Intelligence. “Os robôs humanoides de uso geral gradualmente se tornarão um segmento dominante do setor.”
Os robôs humanoides de uso geral podem ser usados em uma série de cenários, incluindo produção industrial, cuidados de reabilitação, pesquisa científica e serviços domésticos.
A Fourier Intelligence disse que está explorando a possibilidade de implantar esse dispositivo em áreas como socorro e resposta a desastres, atendimento a idosos e serviços domésticos.
A startup iniciou o programa de robôs humanoides em 2019, após adquirir tecnologias subjacentes em campos como sensores e estruturas biônicas.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)