Chengdu – A Zona Alfândega Abrangente do Aeroporto Internacional Tianfu, de Chengdu, capital da Província de Sichuan, no sudoeste da China, recebeu aprovação do Conselho de Estado para seu estabelecimento, de acordo com a Alfândega de Chengdu.
Situada ao norte do aeroporto, a zona alfandegada é dividida em duas áreas funcionais: um porto e uma zona alfandegada. Abrangendo uma área de 1.083 quilômetros quadrados, esta será a sexta zona alfandegada abrangente em Sichuan.
Espera-se que a zona alfandegada aproveite a sua proximidade com o aeroporto para desenvolver três setores principais: logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos, serviços inovadores e produção avançada.
Esta iniciativa promoverá ainda mais a integração de Sichuan na Iniciativa Cinturão e Rota e acelerará o desenvolvimento do círculo económico Chengdu-Chongqing, de acordo com a alfandega.
As zonas alfandegadas abrangentes são zonas econômicas especiais específicas por operações isentas de tarifas e políticas específicas fiscais e de importação e exportação.
Como uma plataforma de abertura internacional de alto nível, essas zonas oferecem políticas preferenciais, uma ampla gama de funções e procedimentos regulatórios simplificados, desempenhando um papel crítico no aprimoramento do comércio exterior, na atração de investimentos estrangeiros e na condução da transformação e atualização industrial.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)