

Shanghai – Shanghai, no leste da China, promoveu vigorosamente a inovação científica e tecnológica no ano passado, com uma média superior a 320 novas empresas de tecnologia estabelecidas diariamente em toda a cidade, de acordo com a sessão anual em andamento da Assembleia Popular Municipal de Shanghai.
Conforme o relatório de trabalho do governo municipal, os gastos de Shanghai em P&D em porcentagem do PIB (da cidade) atingiram aproximadamente 4,5% em 2025.
O valor total da produção de suas indústrias emergentes estratégicas no setor industrial aumentou 6,5% no ano passado, com a escala combinada das três indústrias líderes, quais sejam, circuitos integrados, biomedicina e inteligência artificial, ultrapassando 2 trilhões de yuans (cerca de US$ 287,63).
Shanghai tem aprimorado continuamente suas políticas de apoio a empresas líderes em tecnologia e empresas de alto crescimento. Ao final de 2025, a cidade abrigava mais de 23 mil pequenas e médias empresas (PMEs) inovadoras, 13 mil PMEs especializadas e sofisticadas e mil empresas “pequenas gigantes” que se destacam em setores de nicho.
Enquanto isso, a metrópole lançou 18 incubadoras de alta qualidade, abrangendo indústrias emergentes e áreas de ponta, como tecnologia quântica optoeletrônica, sensoriamento inteligente, biologia sintética e terapia celular e genética.
O relatório de trabalho do governo de Shanghai, notavelmente, descreve planos para fortalecer a inovação tecnológica, refinar o sistema de cultivo de empresas inovadoras e estabelecer mais de 50 fábricas inteligentes avançadas em 2026.