Shanghai – O centro econômico chinês de Shanghai lançou um serviço de trem de carga para Hamburgo, na Alemanha, na terça-feira, marcando o primeiro serviço ferroviário transfronteiriço entre Shanghai e a Europa.
O “Shanghai Express”, carregado com 50 contêineres de mercadorias, incluindo vestuário, autopeças e painéis solares, viajará mais de 10.000 quilômetros em duas semanas antes de chegar a Hamburgo, de acordo com a Alfândega de Shanghai.
O trem deixará a China através da Passagem de Alataw no noroeste da Região Autônoma Uigur de Xinjiang e viajará pelo Cazaquistão, Rússia, Belarus e Polônia.
Este ano marca o 35º aniversário do estabelecimento de relações amistosas entre Shanghai e Hamburgo. Espera-se que mais trens operem ao longo da rota no futuro.
Pan Hua, representante-chefe do Escritório de Ligação de Hamburgo na China, disse que o lançamento do serviço de trem facilitará as trocas econômicas e comerciais e a cooperação entre a China e a Alemanha, a Europa e outros países ao longo da rota.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)