(250110) -- CHONGQING, Jan. 10, 2025 (Xinhua) -- An automatic assembly line is pictured at a smart factory of Changan Auto in Chongqing, southwest China, Jan. 9, 2025. Chongqing, a key hub of the country's automotive industry, boasts a complete auto industrial chain and has registered a rapid growth in new energy vehicle (NEV) production in recent years. (Xinhua/Wang Quanchao)
Pequim – A indústria cultural da China manteve uma expansão estável em 2024, com novos modelos de negócios continuando a prosperar, de acordo com dados oficiais divulgados nesta segunda-feira.
As 78 mil empresas do setor pesquisadas geraram uma receita combinada de 14,15 trilhões de yuans (US$ 1,97 trilhão) no ano passado, aumento de 6% ante 2023, segundo o Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).
Zhang Peng, estatístico sênior do DNE, atribuiu esse crescimento aos esforços do governo para melhorar a oferta de serviços e produtos culturais, além de promover o desenvolvimento dos setores de cultura e turismo.
Os lucros dessas empresas aumentaram 10,8% em termos anuais, chegando a 1,29 trilhão de yuans. Zhang destacou que serviços de conteúdo digital, serviços de informação da internet e plataformas de cultura e entretenimento online foram os principais motores desse crescimento dos lucros.
Os modelos de negócios emergentes na indústria cultural ajudaram a demonstrar resiliência, com sua receita combinada subindo 9,8% em termos anuais, para 5,91 trilhões de yuans. Esses novos modelos evoluíram com 65,7% do segundo aumento geral da receita do setor, Zhang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)