Segundo rio mais longo da China sofre primeira inundação em 2025 após fortes chuvas

Moraes nega pedido da defesa e mantém prisão domiciliar de Bolsonaro
Produção e vendas de NEV da China aumentam nos primeiros nove meses de 2025

Segundo rio mais longo da China sofre primeira inundação em 2025 após fortes chuvas

(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)

Zhengzhou – O Rio Amarelo, o segundo maior rio da China em extensão, sofreu sua primeira inundação do ano após chuvas torrenciais, anunciou nesta segunda-feira a Comissão de Conservação do Rio Amarelo do Ministério dos Recursos Hídricos.

Devido às fortes chuvas no curso inferior e médio do Rio Amarelo de sexta-feira a domingo, o fluxo de água em uma estação hidrológica no curso principal do rio subiu para 5.010 metros cúbicos por segundo na noite de domingo, ultrapassando o limite do critério de inundação.

O Ministério dos Recursos Hídricos ativou uma resposta de emergência de controle de inundações de nível IV no domingo para a Província de Shanxi, no norte da China, a Província de Henan, no centro da China, e a Província de Shaanxi, no noroeste da China, para lidar com as inundações deste outono nos cursos médio e inferior do Rio Amarelo – já que as chuvas fizeram com que os afluentes do curso médio do rio excedessem os níveis de alerta.

O Rio Amarelo permanece em sua temporada de enchentes, com previsão de que os níveis de água continuem subindo. Espera-se que os fluxos máximos de inundação atinjam aproximadamente 6 mil metros cúbicos por segundo por volta de quarta-feira. A comissão disse que melhorará os sistemas de monitoramento, previsão e alerta precoce. Além disso, exortará as autoridades locais a implementar medidas abrangentes de defesa contra inundações para garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas.

A China tem numerado inundações desde 1998. Essa prática pode lembrar ao público quais rios estão inundando e aumentar a conscientização pública sobre a prevenção do risco de inundações. Também alerta os departamentos de controle de inundações sobre o risco potencial de falhas nos diques e a necessidade de fortalecer o trabalho de prevenção de inundações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *