Beijing, 20 jan – O satélite de imagens multimodo de alta resolução da China foi oficialmente colocado em uso, de acordo com a Administração Espacial Nacional da China (CNSA) na quinta-feira.
O satélite foi lançado em 3 de julho de 2020 do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, na Província de Shanxi, norte da China. A revisão resumida de seu teste em órbita foi concluída em 17 de dezembro de 2021.
Os resultados dos testes mostram que o satélite está em boas condições, funciona bem e tem condições para ser colocado em uso, disse a CNSA.
É um satélite de sensoriamento remoto óptico de uso civil com uma resolução até o nível do submetro.
O satélite pode fornecer dados de imagem de alta precisão de sensoriamento remoto para indústrias como levantamento e mapeamento, recursos naturais, gerenciamento de emergência, agricultura, ambiente ecológico, construção residencial e silvicultura.
Este é o primeiro projeto de pesquisa espacial civil da China que adota o modelo de parceria público-privada, sendo o governo responsável pelo desenvolvimento, recepção de dados e processamento de imagens de satélite.
(250920) -- CHONGQING, Sept. 20, 2025 (Xinhua) -- A drone photo shows new energy vehicles at the Seres Super Factory in Liangjiang New Area, southwest China's Chongqing, Sept. 19, 2025. As a major automotive manufacturing hub, Chongqing produced 1.659 million units in the first eight months of the year, up 7.6 percent year on year, while new energy vehicles (NEVs) production surged 31 percent to 690,000 units during the period. (Xinhua/Wang Quanchao)