

Beijing – A indústria cultural da China manteve um crescimento estável em 2025, demonstrando forte resiliência e vitalidade, mostraram dados do Departamento Nacional de Estatísticas (DNE) divulgados nesta sexta-feira.
A receita operacional combinada das principais empresas culturais totalizou quase 15,21 trilhões de yuans (US$ 2,18 trilhões) em 2025, um aumento de 7,4% em termos anuais.
Por setor, a receita da manufatura cultural avançou 0,6% em termos anuais, para quase 4,11 trilhões de yuans; o comércio atacadista e varejista cresceu 4%, para 2,53 trilhões de yuans; e os serviços aumentaram 12%, para 8,58 trilhões de yuans.
“Os serviços culturais desempenharam um forte papel de sustentação”, disse Pan Xuhua, estatística do DNE, observando que as empresas de serviços culturais contribuíram com 88,3% do crescimento total da receita das principais empresas culturais.
Setores com novas formas de negócios, como publicação digital e publicidade online, registraram aumento de 14,3% na receita, para quase 6,83 trilhões de yuans, 6,9 pontos percentuais acima do ritmo geral.
A rentabilidade da indústria cultural também melhorou no ano passado, com os lucros das principais empresas culturais aumentando 6,5% em termos anuais, para 1,38 trilhão de yuans.
Esses dados do DNE baseiam-se em uma pesquisa com empresas culturais com receita anual de 20 milhões de yuans ou mais, bem como aquelas que atendem a outros critérios definidos pelo DNE.