RCEP surge como âncora para livre comércio em meio a protecionismo crescente

“Não foi passeio no parque”, diz Moraes sobre ataques golpistas
Estudantes brasileiros enxergam grande potencial na cooperação agrícola entre China e Brasil

RCEP surge como âncora para livre comércio em meio a protecionismo crescente

(250321) -- BOAO, March 21, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on March 19, 2025 shows the logo of Boao Forum for Asia (BFA) at BFA International Conference Center in Boao, south China's Hainan Province. With the theme "Asia in the changing World: Towards a shared Future," the BFA Annual Conference 2025 will be held from March 25 to 28 in Boao. (Xinhua/Pu Xiaoxu)

Boao, Hainan – A Parceria Econômica Regional Abrangente (RCEP) surgiu como uma importante âncora para o livre comércio global, injetando impulso na economia mundial em meio ao protecionismo crescente e às incertezas geopolíticas, de acordo com fontes da conferência do Fórum Boao para a Ásia.

A RCEP tornou-se uma importante força motriz e um caminho institucional para a globalização econômica, abrindo ainda mais o mercado regional e avançando na liberalização regional, disse Kuang Xianming, vice-diretor do Instituto para a Reforma e o Desenvolvimento da China.

Três anos após sua implementação, o pacto comercial proporcionou benefícios iniciais, com o valor total do comércio na região expandindo-se 3% ao ano em 2024, um número significativo considerando-se os ventos contrários enfrentados pelo comércio global, disse Kuang.

Sob o acordo, a região da RCEP se tornou o centro mais dinâmico para fluxos de capital transfronteiriços, de acordo com Kuang. Em 2023, a região da RCEP atraiu 35% do investimento estrangeiro direto global e contribuiu com 30% do investimento global de saída, acrescentou.

A RCEP, o maior acordo de livre comércio do mundo até o momento, abrange 10 Estados membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático e seus cinco parceiros de acordo de livre comércio, a saber, China, Japão, República da Coreia, Austrália e Nova Zelândia.

A RCEP, como uma grande conquista da integração econômica asiática, injetou nova vitalidade nas economias membros, trazendo certeza para a economia global incerta e para o cenário comercial, de acordo com um relatório divulgado no fórum.

O pacto comercial integrou os acordos de livre comércio na região, otimizou a configuração dos recursos econômicos e demonstrou a determinação das economias asiáticas em promover uma cooperação aberta, segundo o relatório. Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *