Províncias chinesas estabelecem planos adaptados para apoiar indústrias emergentes e futuras

Esculturas chinesas encantam São Paulo em um espetáculo de cor e brilho
China registra aumento robusto em instalações de carregamento de veículos elétricos

Províncias chinesas estabelecem planos adaptados para apoiar indústrias emergentes e futuras

(241224) -- GUANGZHOU, Dec. 24, 2024 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Sept. 19, 2024 shows a view of the Hetao Shenzhen-Hong Kong Science and Technology Innovation Cooperation Zone located on the two sides of the Shenzhen River in south China. Covering an area of 56,000 square kilometers, which is less than 0.6 percent of the country's total land area, the Guangdong-Hong Kong-Macao Greater Bay Area generated an economic output exceeding 14 trillion yuan in 2023, roughly one-ninth of the national total. It stands as one of China's most open and economically dynamic areas, and is also among the regions with the highest economic development quality. (Xinhua/Mao Siqian)

Beijing – Recentemente as províncias chinesas esboçaram planos adaptados às condições locais para fortalecer o apoio às indústrias intensivas em tecnologia.

Em seus relatórios anuais de trabalho do governo, os formuladores de políticas regionais revelaram mais detalhes sobre onde o cenário econômico provincial mudará para o próximo ano.

Pelo menos cinco províncias ou municípios, incluindo Shanghai, Guangdong, Zhejiang e Liaoning, propuseram planos para impulsionar a indústria de semicondutores, considerada um setor crítico de “gargalo” na China. Beijing deve acelerar a capacidade de produção de grandes projetos de circuitos integrados, além de apoiar as empresas relevantes para resistir a pressões externas.

No campo de fabricação de veículos de nova energia (NEVs), onde a China detém uma vantagem tecnológica, Guangdong e Shanghai estão se preparando para solidificar suas vantagens. As regiões do Delta do Rio das Pérolas e do Delta do Rio Yangtze, onde Guangdong e Shanghai estão localizadas, servem como os principais centros de NEVs da China.

Um círculo econômico no sudoeste que cobre Sichuan e Chongqing está priorizando tecnologias de veículos inteligentes e conectados, outra inovação que impulsiona a indústria automotiva. A Província de Guangdong, no sul do país, planeja construir cidades-piloto para a iniciativa nacional de “integração veículo-estrada-nuvem”.

Várias províncias introduziram planos “IA plus”, com Beijing visando a construção de dois clusters de computação inteligente de 10 mil cartões. Guangdong está se concentrando em aprimorar a aplicação de modelos de linguagem grande (LLMs) gerais e específicos do setor.

Shanghai e Sichuan identificaram as interfaces cérebro-computador como uma fronteira tecnológica chave, enquanto Anhui visa construir uma instalação de pesquisa de reator de fusão.

Os governos locais da China tendem a desenvolver roteiros industriais e de inovação com base em seus pontos fortes únicos. A província oriental de Anhui está avançando em um projeto de estação internacional de pesquisa lunar, enquanto Shanghai, que abriga a fabricação de aeronaves C919, está impulsionando sua indústria de grande avião.

Hainan, província insular no sul da China, priorizou as indústrias relacionadas ao mar em sua estratégia de desenvolvimento, acelerando a construção de parques eólicos offshore e sendo pioneira em um projeto de demonstração offshore de energia eólica para hidrogênio.

Anhui, Zhejiang e Hainan planejam construir plataformas piloto para promover a convergência de inovações tecnológicas e industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *