Wuhan – A Província de Hubei, no centro da China, ultrapassou no fim de junho, pela primeira vez, a marca de 100 milhões de quilowatts de capacidade total instalada de geração de eletricidade, da qual 64,4% são gerados por energia limpa.
Atualmente, Hubei tem uma capacidade hidrelétrica total instalada de 37,84 milhões de quilowatts, incluindo a contribuição da renomada Usina Hidrelétrica das Três Gargantas, no Rio Yangtzé, que responde por mais de um terço de sua capacidade total de geração de energia. As energias eólica e solar contribuem com cerca de 27 milhões de quilowatts de sua eletricidade, enquanto a energia térmica convencional gera quase 36 milhões de quilowatts, informou a State Grid Hubei Electric Power Co.
A capacidade de geração de eletricidade instalada recorde de Hubei é um indicativo do desenvolvimento dinâmico de seu setor de novo energia, de acordo com Zhang Hao, do centro de controle de despacho de energia da empresa.
No dia 28 de junho, a província viu a produção de energia e a geração de eletricidade por energias fotovoltaica e eólica atingirem novos patamares de um dia. A produção de energia proveniente de fontes de energia fotovoltaica e eólica ajudou a atender a mais de 40% da carga total de eletricidade em toda a província naquele dia, acrescentou Zhang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)