Taiyuan — A província chinesa de Shanxi, rica em carvão, extraiu 9,6 bilhões de metros cúbicos de metano de camada de carvão (CBM, em inglês) em 2022, respondendo por 83% do total do país, disse o departamento provincial de estatísticas.
O campo de Qinshui, no sul de Shanxi, o maior de CBM no país, adicionou 200 milhões de metros cúbicos de capacidade de produção no ano passado, graças à inovação tecnológica e melhorias contínuas em seu processo técnico.
A utilização de CBM, que é um subproduto do carvão, ajuda a reduzir os riscos na mineração, as emissões de gases de efeito estufa e a escassez de gás.
Shanxi é uma das regiões chinesas abundantes em recursos de CBM. Possui uma reserva estimada de 8,31 trilhões de metros cúbicos de CBM a 2 mil metros abaixo do solo, representando cerca de um terço do total do país.
Atualmente, Shanxi possui cerca de 40 mil quilômetros quadrados de áreas de mineração de CBM.
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)