Guiyang – A Província de Guizhou, no sudoeste da China, principal centro de big data do país, construirá mais de 30 mil estações-base de 5G em 2023, de acordo com as autoridades locais.
Até o momento, 84,3 mil estações-base de 5G foram instaladas na província, cobrindo todas as áreas-chave, parques industriais e centros de transporte com rede 5G, disse a Administração de Comunicações de Guizhou.
Como a primeira zona piloto abrangente nacional de big data da China, Guizhou avança a distribuição e promove sistematicamente a construção de nova infraestrutura digital.
De acordo com o plano de Guizhou para a construção de nova infraestrutura para o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025), a província construirá mais de 160 mil estações-base de 5G até 2025.
Em 2023, espera-se que o PIB de Guizhou cresça cerca de 6%, chegando a 2,2 trilhões de yuans (US$ 319 bilhões), com a economia digital representando cerca de 40%.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)