Rio de Janeiro – A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira que é imprescindível que o planeta cuide da biodiversidade para evitar catástrofes ambientais em vários lugares do mundo.
Durante pronunciamento em rede de rádio e televisão nesta terça-feira, 4 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, Marina Silva afirmou que tragédias como as que ocorreram no Rio Grande do Sul, que sofre as piores inundações de sua história, exigem engajamento e solidariedade da sociedade para evitar que situações parecidas se repitam.
“Quando protegemos os rios, as florestas e nossa rica biodiversidade, na realidade estamos protegendo e cuidando das pessoas”, disse a ministra brasileira.
Para Marina Silva, “os fenômenos meteorológicos extremos, como chuvas no Sul, ilustram bem a relação entre o equilíbrio ambiental e as nossas vidas. A situação atual exige não só consciência, mas ação imediata. O governo agiu rapidamente em diferentes frentes, em parceria com o estado e os municípios, para cuidar das pessoas, comunidades e empresas”, disse a ministra, apontando para a necessidade de encarar a preservação ambiental como uma medida de preservação da vida em seu sentido mais amplo.
“Proteger o meio ambiente é salvar vidas, é garantir o bem viver para ribeirinhos, pequenos comerciantes, moradores das periferias, comunidades tradicionais e pessoas que vivem em áreas de risco”, ressaltou a ministra do Meio Ambiente.
Marina Silva destacou que o Governo Federal vem agindo em diversas áreas para garantir condições necessárias à manutenção das atividades econômicas em todos os setores de forma harmônica com a preservação da natureza.
“Os próximos anos serão dedicados a ações de proteção e recuperação da biodiversidade, com a criação de novas unidades de conservação, uso sustentável de florestas, recuperação de áreas degradadas e combate ao desmatamento e incêndios”, anunciou.
(250930) -- TIANJIN, Sept. 30, 2025 (Xinhua) -- People visit the booth of Deepal during the China Motor Show (Tianjin) 2025 in north China's Tianjin, Sept. 30, 2025. China Motor Show (Tianjin) 2025 kicked off here on Tuesday. With a total exhibition area of 200,000 square meters, the auto show displays 920 vehicles, including 480 new energy vehicles. The exhibition will run until October 6. (Xinhua/Zhao Zishuo)
(250918) -- ZHENGZHOU, Sept. 18, 2025 (Xinhua) -- An aerial photo taken on July 24, 2025 shows a turning of the Yellow River in the border area between Shilou County of north China's Shanxi Province and Qingjian County of northwest China's Shaanxi Province. TO GO WITH "China Focus: Yellow River maintains good water quality for 3 consecutive years" (Xinhua/Zhan Yan)