Um projeto liderado por uma enfermeira pernambucana e apoiado pela DKT South America, empresa responsável pelo DIU Andalan no Brasil, está promovendo uma ação social que vai beneficiar diretamente 600 mulheres com a inserção gratuita do Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre em cidades do Nordeste.
A ação faz parte da etapa prática de um programa de capacitação gratuito que está formando 30 enfermeiras de diferentes regiões do Nordeste na técnica de colocação do DIU. Após a conclusão do treinamento teórico, essas profissionais iniciam agora os atendimentos práticos, nos quais cada uma deve realizar 20 inserções supervisionadas, garantindo o aprendizado e, ao mesmo tempo, ampliando o acesso das mulheres a um método contraceptivo seguro e de longa duração.
As inserções estão acontecendo em duas cidades de Pernambuco: Caruaru e Recife. Em Caruaru, os atendimentos ocorrem na One Life Multiclínicas, nos dias 24, 25 e 30 de julho, com 40 vagas por dia. Já em Recife, a ação acontece na Estrada dos Remédios, 2123 – Galeria Beatriz Barbosa, entre os dias 1º e 9 de agosto, com 60 vagas diárias.
“Nosso objetivo com esse projeto é formar mais profissionais da enfermagem e, ao mesmo tempo, permitir que mais mulheres tenham acesso a um método contraceptivo gratuito, com liberdade para fazerem suas próprias escolhas sobre quando e como querem engravidar. O DIU Andalan é um produto da DKT South America e faz parte do nosso compromisso com ações sociais voltadas à saúde íntima e ao empoderamento das mulheres”, afirma Marina Ventura, Gerente de Marketing da empresa.
Mulheres interessadas em participar da ação e receber o DIU gratuitamente podem se inscrever pelo link: https://dkt-store.rds.land/