Produção industrial da China mostra crescimento estável e melhoria estrutural

Feira chinesa sobre comércio de serviços fecha com mais de 900 negócios e se concentra em inovação digital
Evil Unbound estreia em 18 de setembro em diversas partes do mundo

Produção industrial da China mostra crescimento estável e melhoria estrutural

(250822) -- FUZHOU, Aug. 22, 2025 (Xinhua) -- A visitor takes photos of an exhibit at SinceTech, a shoe material textile company, in Jinjiang, southeast China's Fujian Province, Aug. 20, 2025. Cities of southeast China's Fujian Province have been taking good use of digital and intelligent technologies to upgrade its traditional industries in recent years. Panpan Foods in Jinjiang has leveraged intelligent technology in its bread making. SinceTech, a shoe material textile company headquartered in Jinjiang, has achieved digitalized production. In its smart workshop, a single worker can operate over 10 machines simultaneously. At a custom-made shoes factory of SEMS in Putian, an equipment can record consumers' foot measurements to create personalized designs based on their preferences. The intelligent production line can then manufacture a pair of new shoes in just over an hour. Frog Prince (China) Daily Chemicals Co., Ltd. in Zhangzhou continually sharpens its edge in its supply chain capabilities, and research and development advantages to meet consumers' diverse demands. (Xinhua/Xiao Xiao)

Beijing – A produção industrial da China continuou a demonstrar melhoria estrutural em agosto, enquanto o desenvolvimento impulsionado pela inovação ganhou força e a integração entre o avanço tecnológico e a modernização industrial acelerou.

Segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas da China (DNE), o valor agregado da produção industrial registrou alta anual de 5,2% em agosto, abaixo do aumento de 5,7% observado em julho.

Nos primeiros oito meses deste ano, a produção industrial cresceu 6,2% em relação ao mesmo período do ano passado.

A produção industrial é usada para medir a atividade de grandes empresas, cada uma com um faturamento anual de atividade principal de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 2,8 milhões).

A análise dos dados mostrou que o valor adicionado do setor manufatureiro aumentou 5,7% na comparação anual no mês passado, enquanto o da mineração cresceu 5,1%. O valor adicionado do setor de produção e fornecimento de eletricidade, calor, gás e água subiu 2,4%.

Comentando os resultados, o porta-voz do DNE, Fu Linghui, afirmou em coletiva de imprensa que o cultivo de novas forças produtivas de qualidade se fortaleceu e novos motores de crescimento econômico continuam a emergir.

O setor de manufatura de alta tecnologia continuou a superar o desempenho geral, sustentando a tendência de transformação industrial. Nos primeiros oito meses, o valor adicionado na manufatura de alta tecnologia subiu 9,5% em relação ao ano passado, segundo os dados do DNE.

Fu observou que a transição do país para uma produção inteligente e verde também avançou de forma constante.

Nos primeiros oito meses, a produção de robôs industriais e de drones civis aumentou 29,9% e 53,7% em termos anuais, respectivamente, refletindo a adoção acelerada de automação e tecnologias inteligentes. Ao mesmo tempo, a produção de veículos de nova energia subiu 31,4% durante o mesmo período.

De acordo com Fu, as políticas da China para impulsionar a demanda doméstica também estão cada vez mais repercutindo no lado da produção, impulsionando rápido crescimento da produção em setores relacionados.

Os dados de segunda-feira também mostraram que as vendas no varejo de bens de consumo da China, um indicador importante da força do consumo no país, cresceram 4,6% anualmente nos primeiros oito meses, enquanto o investimento em ativos fixos subiu 0,5%.

A economia do país manteve progresso estável durante o período de janeiro a agosto, apesar das pressões de baixa, disse Fu, acrescentando que o desempenho econômico deve sustentar um impulso estável no terceiro trimestre do ano à medida que as políticas macroeconômicas do país continuam a produzir efeitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *