Produção de serviços da China cresce 5,4% nos primeiros três trimestres

Foguete da China envia satélite de sensoriamento remoto do Paquistão para órbita
China lança iniciativa para promover corredores internacionais verdes marítimos

Produção de serviços da China cresce 5,4% nos primeiros três trimestres

(250916) -- ZHUJI, Sept. 16, 2025 (Xinhua) -- An aerial drone photo taken on Sept. 16, 2025 shows a market set up next to the Zhuji city basketball center in Taozhu Street of Zhuji, east China's Zhejiang Province. A market has recently been set up next to the Zhuji city basketball center, a venue for ZheBA, Zhejiang's province-wide community basketball league. The market serves as a multi-business platform which combines sports, shopping and catering. (Xinhua/Xu Yu)

Beijing – A produção de serviços de valor agregado da China aumentou 5,4% em termos anuais nos três primeiros trimestres de 2025, segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo Departamento Nacional de Estatísticas (DNE).

Nesse período, o setor de serviços representou 58,4% do produto interno bruto da China, um aumento de 0,8 ponto percentual em relação ao mesmo período do ano passado, e contribuiu com 60,7% para o crescimento econômico do país.

O índice que mede a produção do setor de serviços do país subiu 5,6% na comparação anual em setembro, mantendo um rápido crescimento, disse Peng Yongtao, funcionário do DNE.

O setor de serviços modernos expandiu-se vigorosamente nos primeiros três trimestres, afirmou Peng. A produção de valor agregado dos setores de transmissão de informações, software e serviços de tecnologia da informação aumentou 11,2%, enquanto a dos serviços de leasing e negócios cresceu 9,2% ano a ano.

Um surto na demanda por atividades turísticas e de lazer alimentou um forte crescimento no consumo de serviços durante o verão, acrescentou Peng. Os provedores de serviços de viagens online registraram um aumento de mais de 20% no valor das transações de comércio eletrônico nos três primeiros trimestres.

No período, as vendas no varejo do setor de serviços aumentaram 5,2% em termos anuais, superando a taxa de crescimento das vendas no varejo de bens em 0,6 ponto percentual.

Os dados também mostraram que vários setores registraram altos níveis de atividade comercial em setembro, incluindo serviços postais, telecomunicações, radiodifusão e transmissão via satélite, bem como os setores de serviços monetários e financeiros.

Peng observou que o setor de serviços, em geral, demonstrou uma operação estável e melhoria contínua da qualidade nos primeiros três trimestres, enquanto ainda persistem os desafios decorrentes de um ambiente externo complexo e da demanda interna insuficiente.

Olhando para futuro, os esforços devem concentrar-se no aumento da oferta de serviços de alta qualidade, no cultivo de novos pontos de crescimento no setor de serviços e no estímulo à vitalidade das entidades empresariais, a fim de promover o desenvolvimento saudável do setor, indicou Peng.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *