Urumqi – A Região Autônoma Uigur de Xinjiang, no noroeste da China, importante região produtora de algodão do país, entrou em seu período de semeadura de algodão este ano, segundo as autoridades agrícolas locais.
Os principais distritos produtores de algodão no sul de Xinjiang começaram a semear na primavera e devem ver o pico de semeadura em torno do início de abril. A semeadura de algodão no norte de Xinjiang deve começar após 5 de abril.
As autoridades agrícolas da região disseram que a produção total de algodão de Xinjiang permanecerá estável em mais de 5 milhões de toneladas este ano.
Graças às suas condições únicas de temperatura e luz solar, Xinjiang tornou-se a maior área produtora de algodão na China e uma importante região de produção do mundo. Ao longo dos anos, Xinjiang vem melhorando seu plantio intensivo de algodão em larga escala. Atualmente, 94% do plantio e colheita de algodão da região são feitos por máquinas.
Em 2022, mais de 2,47 milhões de hectares de algodão foram semeados na região, com uma produção global de 5,39 milhões de toneladas, representando mais de 90% da produção total de algodão da China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)