Changchun – O primeiro trem urbano chinês movido a hidrogênio e desenvolvido de forma independente concluiu um teste a velocidade de 160 km/h na quinta-feira, marcando um avanço na aplicação da energia de hidrogênio no trânsito ferroviário.
O trem, desenvolvido pela CRRC Changchun Railway Vehicles Co., Ltd. em Changchun, na Província de Jilin, no nordeste da China, foi testado em uma pista de teste pertencente à empresa, alcançando uma verificação de desempenho de sistema completo, cenário completo e multinível.
Ao contrário dos trens tradicionais que dependem de combustíveis fósseis ou de sistemas de catenária para sua fonte de energia, o trem urbano em teste tem um sistema de energia de hidrogênio integrado, que pode fornecer uma fonte de energia forte e duradoura. A autonomia do trem é de mais de mil km.
Os dados do teste também mostram que o consumo médio de energia do trem é de 5 kWh por km, o que está no mesmo nível dos líderes mundiais.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)