Kuala Lumpur – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, disse na segunda-feira que a China está pronta para trabalhar com a Malásia para aprofundar os intercâmbios e a colaboração em vários campos e, em conjunto, inaugurar os novos “50 anos dourados” nas relações bilaterais, guiados pelos princípios de respeito e confiança mútuos, igualdade e benefício recíproco para resultados vantajosos a ambos.
Li fez essas observações ao se reunir com o primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim.
Lembrando que o presidente chinês, Xi Jinping, fez uma visita de Estado à Malásia no mês passado, Li disse que os dois lados concordaram em construir uma comunidade estratégica de alto nível China-Malásia com um futuro compartilhado e traçaram a direção estratégica para o desenvolvimento das relações bilaterais. A China está disposta a trabalhar com a Malásia para implementar os importantes resultados dessa visita histórica, disse ele.
Li observou que a China está disposta a manter intercâmbios estreitos de alto nível com a Malásia, aprimorar a comunicação estratégica e consolidar a base da confiança política mútua para a comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado.
Ele pediu que os dois lados continuem expandindo a cooperação comercial e de investimentos com foco em áreas de ponta, incluindo a economia digital, a economia verde e a inteligência artificial, promovam o desenvolvimento integrado de cadeias industriais e de suprimentos e cadeias de valor, e avancem constantemente em grandes projetos, como o “Dois Países, Parques Gêmeos” e a Ligação Ferroviária da Costa Leste, fortalecendo o motor de crescimento econômico da comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado.
A China está pronta para implementar adequadamente o acordo de isenção de visto mútuo com a Malásia, aprofundar os intercâmbios culturais e interpessoais e a cooperação em cultura, educação, saúde, esportes e outros campos, e fortalecer o vínculo interpessoal da comunidade China-Malásia com um futuro compartilhado, disse Li.
Ele também pediu que os dois lados organizassem um bom diálogo civilizacional confucionista-islâmico, entre outras atividades, e construíssem juntos uma plataforma para intercâmbios culturais não apenas entre os dois países, mas também em toda a região.
Diante do aumento do unilateralismo e do protecionismo e da lenta recuperação econômica global, a China, a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN, em inglês) e os países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, em inglês), todos participantes e beneficiários da globalização econômica, devem aprimorar a coordenação e defender conjuntamente o regionalismo aberto e o verdadeiro multilateralismo, disse Li.
Ele observou que a convocação da Cúpula ASEAN-GCC-China tem um significado especial.
Observando que a Malásia é tanto o presidente rotativo da ASEAN quanto o anfitrião da cúpula trilateral, Li disse que a China está pronta para trabalhar em estreita colaboração com a Malásia para aproveitar o evento como uma oportunidade para impulsionar uma cooperação econômica mais estreita entre os três lados, construir um modelo de cooperação e desenvolvimento global, salvaguardar conjuntamente o livre comércio e o sistema de comércio multilateral e enfrentar os desafios globais juntos, de modo a contribuir com maior estabilidade, certeza e energia positiva para um mundo turbulento.
Por sua vez, Anwar observou que a China é um bom vizinho e parceiro da Malásia.
A visita histórica de Xi à Malásia no mês passado foi um grande sucesso, disse ele, acrescentando que a Malásia está pronta para trabalhar com a China para implementar totalmente os resultados dessa visita, expandir ainda mais a cooperação em comércio e investimento, ampliar projetos importantes, como o “Dois Países, Parques Gêmeos” e a Ligação Ferroviária da Costa Leste e ampliar a cooperação em áreas como nova energia, finanças, recursos, inteligência artificial e meios de subsistência das pessoas.
A Malásia apoia firmemente o multilateralismo e a adesão da China ao Acordo Abrangente e Progressivo para a Parceria Transpacífica, disse ele.
Anwar disse que seu país está pronto para trabalhar com a China para garantir resultados frutíferos da cúpula inaugural ASEAN-GCC-China.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)