Primeira loja 6S de robôs do mundo é inaugurada no sul da China, em Shenzhen

Brasil inaugura maior usina termelétrica a gás natural da América Latina como símbolo de sua transição energética
Laboratório chinês desenvolve máquina para fabricar tijolos na Lua

Primeira loja 6S de robôs do mundo é inaugurada no sul da China, em Shenzhen

Foto: Xinhua/Li An

Shenzhen – Uma loja 6S de robôs, considerada a primeira do gênero no mundo, foi inaugurada ao público na segunda-feira no distrito de Longgang, Shenzhen, Província de Guangdong, no sul da China, segundo informaram as autoridades locais.

Um total de 26 empresas de robótica, incluindo a Unitree Robotics, assinaram acordos de cooperação com a loja no mesmo dia.

Atualmente, mais de 200 empresas da cadeia industrial demonstraram interesse em associar-se aos serviços da loja, incluindo cerca de 50 companhias especializadas em robôs humanóides e de serviços. Essas empresas abrangem toda a cadeia produtiva, desde a pesquisa e desenvolvimento de componentes essenciais até a fabricação de máquinas completas, algoritmos de software e cenários de aplicação.

Inspirada no modelo tradicional das lojas automotivas 4S — “venda, peças de reposição, serviços e pesquisa” — a loja 6S de robôs acrescenta dois novos serviços: aluguel sob demanda e produtos totalmente personalizados, segundo a operadora, a empresa Shenzhen Future Times Robotics Co., Ltd.

De acordo com a empresa, o novo conceito redefine os padrões de serviço e o modelo de conexão entre oferta e demanda no setor de robótica, funcionando como uma ponte eficiente que facilita a transição dos robôs do laboratório para o mercado, transformando conceitos técnicos em aplicações concretas na vida real.

Os serviços de aluguel oferecidos pela loja 6S abrangem uma variedade de cenários, como recepção em exposições, apresentações em eventos e inspeções emergenciais. Esse modelo de locação flexível não apenas reduz as barreiras para empresas e indivíduos utilizarem robôs, como também permite validar rapidamente, em curto prazo, o potencial de aplicação dos robôs em diferentes contextos, oferecendo dados de apoio para a expansão futura do mercado, segundo a operadora.

Já os serviços personalizados visam atender às diversas necessidades industriais: restaurantes requerem robôs de serviço capazes de transportar e entregar alimentos; fábricas precisam de robôs industriais que movimentem cargas pesadas; instituições de pesquisa demandam robôs experimentais com sensores específicos.

Segundo a operadora, a loja também estabelecerá um centro de verificação onde as empresas poderão simular cenários reais para testar a estabilidade operacional, a fluidez da interação e a confiabilidade da segurança dos robôs, promovendo a aplicação prática dessas tecnologias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *