

Ancara – O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prometeu aumentar a cooperação econômica com a Itália, particularmente nas áreas de energia e defesa.
Erdogan fez as declarações depois de realizar a terceira reunião intergovernamental com o primeiro-ministro italiano Mario Draghi em Ancara, onde os dois países assinaram nove novos acordos de cooperação bilateral.
“A Itália é um parceiro importante no campo da energia. Em nossas reuniões, nos referimos a projetos e interesses comuns em segurança energética, incluindo nossa cooperação na colocação de tubos submarinos no Campo de Gás Sakarya, no Mar Negro”, disse Erdogan em uma coletiva de imprensa com Draghi na capital Ancara.
“Nossas relações militares, de defesa e cooperação da indústria de defesa com a Itália são de particular importância. Concordamos que é de nosso interesse mútuo aprofundar ainda mais nossas relações nesta área”, disse o presidente turco.
Erdogan disse que a Turquia quer avançar no desenvolvimento conjunto de um projeto de defesa com a França e a Itália baseado no sistema de mísseis de defesa aérea SAMP/T da Eurosam.
Os três países expressaram recentemente sua intenção de reviver o processo que foi bloqueado pela França depois que a Turquia lançou uma operação militar no norte da Síria em 2019.
O primeiro-ministro italiano Draghi, por sua vez, disse que seu país quer trabalhar com a Turquia na crise Rússia-Ucrânia.
Ele saudou o “papel de facilitador” da Turquia entre a Ucrânia e a Rússia, particularmente seus esforços para abrir um corredor no Mar Negro para a exportação de grãos ucranianos.
“Estas são as limitações que causarão graves desastres nos países mais pobres do mundo. A Turquia tem um papel central aqui. É meu desejo que a Rússia permita essa iniciativa e abra as próximas negociações de paz”, disse ele.