Presidente Lula pede a Georgieva reforma do FMI para que seja “mais representativo do mundo atual”

Mais alto órgão consultivo político da China encerra sessão do comitê permanente
Vendas globais de veículos eletrificados da GWM crescem 154% no acumulado de 2024

Presidente Lula pede a Georgieva reforma do FMI para que seja “mais representativo do mundo atual”

Foto: Xinhua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, recebeu nesta segunda-feira a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, a quem pediu uma reforma do organismo multilateral para que seja “mais representativo do mundo atual”.

Participaram também do encontro a ex-presidente Dilma Rousseff (2011-2016), que atualmente preside o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como o Banco do BRICS, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

“Boa conversa com a diretora-geral do FMI, Kristalina Georgieva, sobre o desenvolvimento com inclusão social e a retomada da redução da pobreza no mundo. Também falamos da necessária reforma do FMI, para termos um Fundo Monetário Internacional mais representativo do mundo atual e capaz de ajudar os países que precisam recorrer ao FMI em melhores condições”, escreveu Lula em uma rede social após a reunião.

Lula vem defendendo a reforma dos organismos financeiros internacionais, como o FMI, bem como o refinanciamento da dívida dos países mais pobres. O Brasil está na presidência rotativa do G20 que reúne as 19 economias mais desenvolvidas, além de União Europeia e União Africana.

Ao falar na reunião do G20, a diretora do FMI afirmou que a economia brasileira “continua indo bem” e elogiou a iniciativa do ministro Haddad de priorizar a transição para a economia verde.

A reunião com Georgieva ocorreu após a divulgação na sexta-feira do Produto Interno (PIB) do Brasil, que cresceu 2,9% em 2023 e da volta do país à lista das 10 maiores economias do mundo. Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *