

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto, publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial da União, autorizando a mobilização das Forças Armadas para operações de Garantia da Ordem Pública (GLO) na cidade de Belém do Pará, no norte do país, até 23 de novembro.
Segundo comunicado do governo brasileiro, a medida visa garantir a segurança durante a Cúpula dos Líderes e a 30ª Conferência das Partes (COP30) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.
O decreto atende a um pedido do governador do Pará, Hélder Barbalho, e segue procedimentos semelhantes aos adotados em operações anteriores, como as organizadas durante a Cúpula do G20 e a reunião do BRICS no Rio de Janeiro.
A Cúpula dos Líderes em Belém está agendada para os dias 6 e 7 de novembro, e a COP30, de 10 a 21 de novembro.
A medida inclui também a proteção de infraestruturas estratégicas nos municípios de Altamira e Tucuruí, como usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso, com o objetivo de garantir a integridade de instalações e serviços essenciais.
As Forças Armadas trabalharão em coordenação com os órgãos de segurança pública federais e estaduais para complementar a capacidade operacional das polícias locais.
A COP30, evento global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil, é o encontro mais importante na luta contra as mudanças climáticas.
Mais de 140 delegações estrangeiras são esperadas em Belém do Pará, incluindo mais de 50 chefes de Estado ou de governo. Xinhua