Foto tirada em 8 de novembro de 2020 mostra um vagão do metrô da Linha Orange partindo de uma estação na cidade de Lahore, leste do Paquistão. (Sajjad/Xinhua)
Beijing, 20 mai (China) — O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, realizou nesta quinta-feira uma conversa telefônica com o primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, e ambas as partes prometeram fortalecer a comunicação e a cooperação bilaterais.
A China e o Paquistão desfrutam de uma amizade de longa história, lembrou Li. Ao assinalar que esta sexta-feira marca o 70º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, Li anunciou que o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente paquistanês, Arif Alvi, trocarão mensagens de felicitação.
Li espera que as duas partes mantenham intercâmbios de alto nível, fortaleçam a comunicação estratégica, aprofundem a cooperação de benefício mútuo e mantenham e desenvolvam o valioso tesouro da parceria de cooperação estratégica China-Paquistão para todo o tempo.
Em particular, Li e Khan trocaram pontos de vista sobre a cooperação internacional na luta contra a COVID-19.
Li assinalou que a pandemia continua propagando-se no mundo e que a comunidade internacional deve trabalhar conjuntamente para enfrentar o desafio causado pelo vírus, que é o inimigo comum da humanidade.
A China está disposta a oferecer apoio ao Paquistão dentro de sua capacidade para combater a pandemia, acrescentou Li.
Por sua parte, Khan disse que o Paquistão espera fortalecer os intercâmbios de alto nível e promover a cooperação estratégica com a China.
Sob as circunstâncias atuais, o Paquistão espera particularmente aprofundar a cooperação com a China para combater a COVID-19, disse Khan, acrescentando que o Paquistão está preparado para trabalhar com a China para impulsionar novos êxitos nas relações bilaterais.
Uma cerimônia de entrega de um lote de vacinas contra COVID-19 doadas pela China é realizada na Base Aérea Noor Khan perto de Islamabad, Paquistão, 1º de fevereiro de 2021. (Xinhua/Liu Tian)
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)