Premiê chinês se encontra com presidente da República Democrática do Congo

Milhões de brasileiros têm dificuldades de pagar suas dívidas
Principal conselheiro político da China pede esforços para contar melhor narrativa sobre intercâmbios étnicos

Premiê chinês se encontra com presidente da República Democrática do Congo

Foto: Liu Weibing

Beijing — O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, se reuniu nesta sexta-feira com o presidente da República Democrática do Congo (RDC), Felix-Antoine Tshisekedi Tshilombo, que está em visita a China.

Observando que China e RDC são bons amigos, parceiros e irmãos, Li afirmou que, sob a orientação estratégica dos dois chefes de Estado, as relações bilaterais certamente alcançarão um maior desenvolvimento e beneficiarão melhor os dois povos.

A China está disposta a aprimorar ainda mais as estratégias de desenvolvimento com a República Democrática do Congo, trabalhar para uma cooperação aberta e mutuamente benéfica, compartilhar oportunidades de desenvolvimento, promover em conjunto o desenvolvimento e a prosperidade dos dois países, garantiu o premiê.

Li pediu esforços para expandir ainda mais a cooperação comercial e de investimento, impulsionar a cooperação em campos tradicionais como construção de infraestrutura e indústria de mineração, e explorar ativamente novos impulsionadores de crescimento na cooperação em áreas como agricultura, finanças, novas energias e intercâmbio cultural e entre pessoas.

O país asiático espera que a RDC possa fornecer um ambiente de negócios justo e equitativo para que as empresas chinesas invistam e possa garantir melhor a segurança e os direitos e interesses legítimos dos cidadãos e instituições chinesas em território congolês, apontou Li.

A China intensificará ainda mais a união e a cooperação com os países africanos em geral, incluindo a República Democrática do Congo, apoiará a implementação da Agenda 2063 da União Africana e a recuperação econômica e o desenvolvimento sustentável na África após a pandemia, acrescentou.

Observando que a RDC valoriza muito a cooperação com a China, Tshisekedi afirmou que o país está disposto a aprender com a experiência chinesa em seu desenvolvimento acelerado, promover ainda mais a cooperação bilateral, consolidar a amizade entre os dois povos e responder conjuntamente às mudanças climáticas e outros desafios globais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *