Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em Beijing na sexta-feira.
Li observou que este ano é o 30º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica entre os dois países. Ele disse que a China está disposta a aprofundar ainda mais a confiança política mútua, fortalecer a comunicação estratégica e sinergizar as estratégias de desenvolvimento com o Brasil para impulsionar a cooperação bilateral a um novo nível.
Li pediu a ambos os lados que diversifiquem ativamente o crescimento das exportações agrícolas bilaterais e fortaleçam a cooperação em áreas como energia, minerais e aviação. Ele também pediu aos dois países que alinhem as cadeias industriais e consolidem e aprofundem a cooperação em áreas como infraestrutura e manufatura.
Li disse que ambos os lados também devem expandir a cooperação na economia digital e no desenvolvimento verde, promover a cooperação dentro do Novo Banco de Desenvolvimento e outros mecanismos financeiros multilaterais, fortalecer o diálogo e os intercâmbios financeiros e aumentar a escala do investimento mútuo.
Li indicou que tanto a China quanto o Brasil são defensores do multilateralismo, contribuintes para o desenvolvimento global e beneficiários da globalização. Ele disse que a China está pronta para trabalhar com o Brasil para salvaguardar a ordem internacional e o sistema internacional com os propósitos e princípios da Carta das Nações Unidas no núcleo, praticar o multilateralismo genuíno e impulsionar a reforma da Organização Mundial do Comércio na direção certa.
Por sua vez, Lula disse que o Brasil está disposto a aprofundar a cooperação com a China em áreas como política, economia e comércio, educação agrícola, cultura, desenvolvimento sustentável e ciência e tecnologia. Ele disse que o Brasil também está pronto para expandir o investimento bidirecional e a liquidação em moeda local, ajudando o Brasil a acelerar seu processo de reindustrialização e promover o desenvolvimento econômico e social.
Lula disse que a China é uma parceira importante na melhoria da governança global, e o Brasil está pronto para fortalecer a comunicação e a coordenação com a China nos assuntos internacionais, salvaguardar conjuntamente os interesses dos países em desenvolvimento, aumentar as vozes dos países em desenvolvimento e construir conjuntamente um mundo pacífico e estável.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)