Nanchang – O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, pediu nesta segunda-feira a estabilização do emprego e dos níveis de preços para manter que a economia do país funcione em uma faixa apropriada.
Li, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as declarações ao presidir um simpósio sobre a situação econômica na Província de Jiangxi, no leste do país, do qual participaram de forma virtual ou presencial funcionários governamentais das províncias de Jiangxi, Liaoning, Zhejiang, Guangdong e Sichuan.
Ao sublinhar a forte resiliência da economia chinesa, Li pediu que as pessoas mantenham-se vigilantes diante das mudanças inesperadas e crescentes pressões de baixa tanto internas como externas e enfrentem os novos desafios.
O primeiro-ministro sublinhou a necessidade de utilizar este tempo para implementar as decisões e medidas estabelecidas durante a Conferência Central de Trabalho Econômico em 2021 e no relatório de trabalho do governo deste ano.
As políticas de apoio como devolução e redução tributárias, apoio financeiro para a economia real, emissão de bônus governamentais especiais e construção de projetos-chave devem ser aceleradas para ajudar as entidades de mercado a superarem as dificuldades, mencionou.
Ele pediu esforços sólidos para impulsionar o cultivo da primavera, lutar para obter uma boa safra de grãos em todo o ano, além de consolidar as bases de preços estáveis.
Esforços devem ser feitos para garantir o fornecimento estável de eletricidade, carvão e outras energias, e manter as operações ordenadas de redes de transporte e portos-chave, a fim de manter a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, disse Li.
O primeiro-ministro assinalou que devem ser apresentadas medidas de apoio específico para setores e empresas que enfrentam dificuldades, particularmente para as micro, pequenas e médias empresas e os negócios independentes.
Li também sublinhou a importância de garantir o fornecimento de necessidades diárias para pessoas afetadas pela pandemia da COVID-19, assim como a necessidade de trabalhar para satisfazer às necessidades de tratamento médico das pessoas.
(250405) -- BEIJING, April 5, 2025 (Xinhua) -- This photo taken on April 5, 2025 shows a dawn view of the Mutianyu section of the Great Wall in Beijing, capital of China. Mutianyu and Jiankou sections of the Great Wall are popular destinations among mountain hikers and photographers. As spring comes, miles of tree blossoms add a touch of tenderness to the majestic Great Wall. (Xinhua/Chen Yehua)
(250218) -- NAGQU, Feb. 18, 2025 (Xinhua) -- A server makes milk tea at a Tibetan-style teahouse in Seni District of Nagqu, southwest China's Xizang Autonomous Region, Feb. 13, 2025. Covering an area of around 1,200 square meters, the Tibetan-style teahouse presents customers with both Tibetan delicacies and immersive experiences of folklore culture. Themed over 3,000 pieces of traditional Tibetan folk artifacts, the teahouse offers a lens through which people can learn about the northern Xizang nomadic culture. (Xinhua/Jigme Dorje)