Hangzhou – O Porto Ningbo-Zhoushan, na Província de Zhejiang, leste da China, lançou sua primeira rota expressa de contêineres China-Europa pelo Ártico nesta segunda-feira, marcando a primeira vez que o porto estende uma rota para o Oceano Ártico.
Espera-se que a medida forneça um forte apoio para que as empresas de comércio exterior se expandam para novos canais de logística internacional, segundo fontes do porto.
Sun Xuejun, presidente da Zhejiang Seaport Logistics Group Co., Ltd., disse que o novo serviço é uma rota de contêineres que passa pelo Ártico, desenvolvida especificamente para comércio eletrônico transfronteiriço e mercadorias de alto valor.
A nova rota cruza diretamente para a Europa através da passagem nordeste do Ártico, reduzindo o tempo de trânsito do Porto de Zhoushan para o Porto de Felixstowe, no Reino Unido, para apenas 18 dias. Isso é significativamente mais rápido do que o trem de carga China-Europa (cerca de 25 dias), a rota do Canal de Suez (cerca de 40 dias) e a rota do Cabo da Boa Esperança (cerca de 50 dias).
A viagem inaugural da rota está programada para chegar a Felixstowe em 10 de outubro. A remessa inclui uma mistura de mercadorias, como necessidades diárias, roupas, peças de máquinas, bem como itens de alto valor, como armários de armazenamento de energia e baterias de energia. Uma vez em Felixstowe, essas mercadorias serão distribuídas para toda a Europa, de acordo com as autoridades alfandegárias locais em Ningbo.