Porta-aviões Fujian obtém capacidades de lançamento por catapulta eletromagnética e de recuperação de aeronaves

CCJ pauta PEC da Blindagem na quarta com expectativa de rejeitar tema
Educação e cultura aproximam China e Brasil com a criação da rede de Institutos Confúcio

Porta-aviões Fujian obtém capacidades de lançamento por catapulta eletromagnética e de recuperação de aeronaves

(250922) -- BEIJING, Sept. 22, 2025 (Xinhua) -- This file photo shows a carrier-based aircraft J-35 during an electromagnetic catapult-assisted takeoff on China's aircraft carrier Fujian. The Chinese Navy said Monday that carrier-based aircraft J-15T, J-35 and KongJing-600 have successfully completed their inaugural electromagnetic catapult-assisted takeoff and arrested landing trainings on aircraft carrier, the Fujian. (Photo by Li Tang/Xinhua)

Beijing – A Marinha chinesa anunciou nesta segunda-feira que as aeronaves embarcadas J-15T, J-35 e KongJing-600 completaram com sucesso os treinamentos inaugurais de decolagem assistida por catapulta eletromagnética e pouso arrestado a bordo do porta-aviões Fujian.

Este sucesso do treinamento demostra que o primeiro porta-aviões chinês equipado com catapulta, internamente construído no país, obteve capacidades de lançamento por catapulta eletromagnética e recuperação, marcando outro avanço no desenvolvimento dos porta-aviões chineses.

Os treinamentos verificaram a sólida compatibilidade dos sistemas de catapulta eletromagnética e de frenagem da China, totalmente desenvolvido internamente do país, com múltiplos tipos de aeronaves, segundo a Marinha.

Isso significa que o Fujian obteve capacidade operacional inicial de convés completo, abrindo caminho para que múltiplos tipos de aeronaves embarcadas sejam integrados à formação do porta-aviões, disse a Marinha.

O sucesso fornecerá apoio vital para a realização de operações de combate em alto-mar e para acelerar a transição estratégica da Marinha, de defesa em mares próximos para proteção em alto-mar, disse Han Wei, diretor-geral do ramo de aeronaves embarcadas da Sociedade Chinesa de Aeronáutica e Astronáutica da China e professor da Universidade de Aviação Naval.

As aeronaves J-15T, J-35 e KongJing-600 foram apresentadas durante o grande desfile militar da China realizado em 3 de setembro para marcar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Antifascista Mundial.

O KongJing-600 — o primeiro avião embarcado de alerta antecipado de asa fixa da China — ampliará de forma significativa o alcance da detecção de alerta antecipado e da vigilância do espaço aéreo, além de estender consideravelmente o raio de defesa e de ataque do porta-aviões, disse Han.

Os pousos e decolagens bem-sucedidos dos caças J-35 e J-15T significam que o Fujian agora dispõe tanto da capacidade de penetração defensiva quanto de ataques com carga pesada, observou Han.

Como caça embarcado furtivo de quinta geração, o J-35 atua como uma “adaga oculta”, tendo como missão principal conquistar a superioridade aérea, enquanto o J-15T possui robusta capacidade de atacar alvos marítimos e terrestres, segundo Han.

Com as catapultas eletromagnéticas, as taxas de decolagem e recuperação de aeronaves de alerta antecipado será significativamente ampliada, enquanto o J-35 poderá decolar rapidamente com carga total de combustível e em configuração furtiva, e o J-15T poderá ser lançado com carga completa de combustível e armamento, acrescentou Han.

Nos últimos anos, a aviação embarcada da Marinha chinesa acelerou seu desenvolvimento, avançando do uso de aeronaves únicas para sistemas integrados, de operações em terra para operações embarcadas, de decolagens em rampa para lançamentos por catapulta, e da simples capacidade de voo para capacidade de combate. A Marinha está avançando de forma constante em direção ao objetivo de se tornar uma força naval de classe mundial.

O Fujian, terceiro porta-aviões da China, com número de casco 18, foi lançado em junho de 2022 e recebeu o nome da Província de Fujian. Diferentemente dos conveses em rampa “ski-jump” dos dois primeiros porta-aviões do país — o Liaoning e o Shandong — o Fujian possui convés de voo plano, com deslocamento total superior a 80 mil toneladas.

Desde seus primeiros testes no mar em maio de 2024, o Fujian realizou uma série de testes marítimos de acordo com o planejado, progredindo com o comissionamento de equipamentos e avaliações da estabilidade operacional geral.

slot resmi

slot resmi

slot gacor hari ini

slot gacor hari ini

situs slot gacor

situs slot gacor

link gacor hari ini

link gacor hari ini

situs gacor

situs gacor

slot gacor hari ini

slot gacor hari ini

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *