

Por CGTN
Desde o início deste ano, em face às crescentes pressões externas e dificuldades internas complexas, a economia chinesa alcançou resultados difíceis de serem obtidos. De acordo com cálculos preliminares, o Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre foi de 5,2% em relação ao ano anterior. Este número significativo contém as seguintes características da economia chinesa:
O crescimento econômico da China continua liderando entre as principais economias do mundo. Há poucos dias, o Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou um relatório prevendo que o crescimento econômico global desacelerará de 3,3% em 2024 para 3,2% em 2025. Em comparação, a China é a fonte mais estável e confiável de crescimento econômico global.
Os principais indicadores macroeconômicos nos primeiros três trimestres se mantiveram praticamente estáveis, criando uma boa base para atingir as metas de desenvolvimento econômico para o ano inteiro. O valor agregado industrial acima do tamanho designado aumentou 6,2% no primeiro trimestre; o total de vendas no varejo de bens de consumo aumentou 4,5% ano a ano; a taxa média de desemprego pesquisada em áreas urbanas foi de 5,2%.
Desde o início deste ano, a China tem desenvolvido novas forças produtivas de qualidade e de acordo com as condições locais. O último relatório divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual mostra que o Índice de Inovação da China se encontra entre os dez melhores do mundo pela primeira vez em 2025.
Desde o início deste ano, em face da prevalência do protecionismo comercial e da ocorrência frequente de conflitos geopolíticos e fricções comerciais internacionais, o volume de importação e exportação de mercadorias da China aumentou 4% anualmente nos primeiros três trimestres, com crescimento contínuo por oito trimestres consecutivos. A Bloomberg observou que o valor das exportações da China em setembro atingiu a sua maior taxa de crescimento em seis meses, o que demonstra uma forte resiliência.
Diante da tendência de desenvolvimento estável da economia chinesa, muitas pessoas estão pensando sobre a lógica interna por trás disso. De fato, o resultado é a sinergia de múltiplas vantagens, como oferta, demanda e talentos, e também é inseparável do apoio e da força das políticas.
Este ano é o último do 14º Plano Quinquenal da China e também é o ano de preparação do 15º Plano Quinquenal. Em 20 de outubro, a tão esperada Quarta Sessão Plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, que fará o planejamento de alto nível e o projeto estratégico para o desenvolvimento da China nos próximos cinco anos, foi inaugurada em Beijing. A comunidade internacional avaliou que o planejamento do 15º Plano Quinquenal da China tem um significado importante para a economia global. O mundo espera que a China libere novos dividendos de desenvolvimento para o globo com sua estabilidade política e expansão contínua de sua abertura.