Beijing (Xinhua) – A China sempre implementou rigorosamente as leis internacionais, incluindo a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (UNCLOS), e nunca ampliou suas reivindicações de soberania, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, nesta terça-feira.
Wang fez as observações em uma coletiva de imprensa em resposta à difamação do secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, sobre a questão do Mar do Sul da China.
A política do país para o Mar do Sul da China permanece inalterada e tem sido consistente e estável, disse Wang, acrescentando que a China sempre insistiu em resolver as disputas territoriais e de direitos marítimos com os países vizinhos através de negociações de acordo com o direito internacional e fatos históricos.
“Sempre cumprimos a Declaração sobre a Conduta das Partes no Mar do Sul da China e estamos dispostos a trabalhar com os países da ASEAN para promover consultas sobre o Código de Conduta para chegar a um código de conduta comum para a China e os países da ASEAN o mais cedo possível”, disse o porta-voz.
Os Estados Unidos não são uma parte envolvida com a questão do Mar do Sul da China, nem uma parte da UNCLOS, disse Wang, observando que o país norte-americano violou flagrantemente seu compromisso de não manter uma posição sobre a questão da soberania do Mar do Sul da China, e deliberadamente gerou uma disputa entre a China e os países da ASEAN.
Os países regionais e todas as pessoas que amam a paz não permitirão que alguns políticos dos EUA sujem de lama as águas no Mar do Sul da China, acrescentou Wang.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)