Beijing – Mais migrantes em busca de tratamento médico se beneficiaram da política refinada da China para a liquidação no local de contas médicas entre províncias por meio de contas de seguro médico básico.
De acordo com o atual esquema de seguro médico básico, os trabalhadores migrantes rurais, os idosos que se mudam para ficar com seus filhos e outros migrantes podem pagar diretamente suas despesas médicas incorridas fora de suas províncias de origem.
De julho a setembro, o número total de pagamentos diretos de contas médicas interprovinciais chegou a 36,4 milhões, um aumento trimestral de 27,7%, de acordo com os últimos números divulgados pela Administração Nacional de Seguro de Saúde.
A liquidação no local de contas médicas de pacientes internados entre províncias foi realizada em cerca de 78.200 instituições médicas designadas em todo o país, com mais de 3,1 milhões de liquidações concluídas durante o período de julho a setembro.
As liquidações diretas de despesas ambulatoriais interprovinciais também registraram um aumento no terceiro trimestre de 2023, totalizando 33,3 milhões de casos, informou a administração.
Os esquemas de seguro médico básico da China oferecem cobertura para aproximadamente 1,36 bilhão de pessoas, com a taxa de cobertura atualmente acima de 95% da população total.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)