Beijing – Pesquisadores chineses fizeram recentemente um avanço na heterose do arroz, fornecendo mais informações sobre o mecanismo molecular e a previsão da heterose no arroz.
Pesquisadores do Instituto de Pesquisa de Arroz sob a Academia de Ciências Agrícolas de Guangdong geraram cinco híbridos F1 (os primeiros híbridos de geração filial), incluindo quatro mostrando a melhor heterose parental e um mostrando heterose parental média, e realizaram a análise transcriptômica e metilômica.
Eles encontraram e confirmaram preliminarmente um índice que pode efetivamente predizer o nível de heterose das gerações F1 de diferentes materiais, o que lançou uma base para a criação eficiente de novas combinações de arroz híbrido com forte heterose.
Os resultados transcriptômicos também mostraram que a maioria dos genes diferencialmente expressos compartilhados nos quatro híbridos parentais melhores foram significativamente enriquecidos em termos de função molecular e os efeitos aditivos e dominantes desempenharam um papel crucial na heterose do arroz.
Os pesquisadores publicaram suas descobertas no Plant Journal.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)