Beijing, 4 mar – Enquanto o mundo espera por terapias eficazes contra a COVID-19, pesquisadores da Academia Chinesa de Ciências anunciaram o desenvolvimento de um anticorpo neutralizante inalável que pode fornecer ampla proteção contra o vírus e diversas variantes emergentes em testes em animais.
Um novo artigo publicado na revista Signal Transduction and Targeted Therapy mostra que o anticorpo baseado no domínio de ligação de receptores de proteína sars-CoV-2 poderia efetivamente neutralizar a cepa do vírus e variantes como Beta, Delta e Ômicron.
Pesquisadores do Instituto de Microbiologia da academia usaram uma cepa selvagem e variantes Beta como imunogênios, a fim de obter uma forte neutralização do anticorpo.
Em experimentos em animais, os pesquisadores entregaram o anticorpo pelo nariz e não detectaram nenhum vírus vivo ou dano nos pulmões de camundongos, indicando que a entrega nasal é um método eficaz para prevenir a infecção pelo vírus, de acordo com o artigo.
A equipe de pesquisa também destacou que o objeto que desenvolveram foi um anticorpo IgY (Immunoglobulin Y) derivado da gema de ovo, que tem as vantagens da produção de baixo custo e em larga escala.
Este anticorpo IgY promete ser um suplemento eficaz para as vacinas contra COVID-19 existentes. Também pode ajudar a bloquear a rota de transmissão de vírus em animais de estimação e outros animais suscetíveis ao SARS-CoV-2, destaca o artigo.
1. Jornalistas leem cópias do livro branco intitulado "Conquistas da China no Desenvolvimento Integral das Mulheres na Nova Era", divulgado pelo Departamento de Comunicação do Conselho de Estado durante uma coletiva de imprensa em Beijing, capital da China, em 19 de setembro de 2025. (Xinhua/Li Xin)